Modelagem Matemática para o Transporte de Partículas Sujeitas a Múltiplos Mecanismos de Retenção
Filtração profunda, Mecanismos de retenção, Exclusão pelo tamanho, Deposição, Modelagem analítica
Discrepâncias encontradas entre dados experimentais e previsões feitas a partir do modelo clássico (CM) foram relatadas por vários autores. Para entender essas discrepâncias, um modelo analítico contínuo para a filtração profunda é proposto. Neste modelo, cada mecanismo de retenção está associado a um coeficiente de filtração diferente. Foi mostrado que os coeficientes de filtração não podem ser somados e considerados em um único coeficiente de filtração global como se apenas um mecanismo de retenção atuasse no sistema, o que é feito no modelo clássico. Além disso, foi obtida a solução analítica para o sistema de equações que representam o modelo proposto. Tal solução foi usada para ajustar os dados experimentais, e um bom ajuste foi obtido. Comparando os resultados obtidos com relações empíricas disponíveis na literatura foi possível identificar o mecanismo de retenção mais atuante na filtração. Foi mostrado ainda, que quanto maior o tamanho das partículas injetadas, mais atuante é o mecanismo de exclusão pelo tamanho e maiores as discrepâncias entre o modelo proposto e o modelo clássico. Os modelos clássico e proposto foram comparados através de uma análise estatística. Tal análise mostrou que os ajustes feitos com o modelo proposto são significativamente melhores que os ajustes feitos com o modelo clássico, principalmente quando o mecanismo de exclusão pelo tamanho é o mais atuante na filtração. Neste trabalho foi, também, estudado o transporte e a retenção de partículas em meio poroso com capacidade finita de filtração. Para isto, foi apresentada uma função de coeficiente de filtração que tem uma expressão no início do processo, e passa a ser nula quando a concentração máxima de partículas retidas é atingida. Finalmente, foi determinada a solução analítica para este modelo.