Pós-Graduação do Ceres desenvolve software para envio de relatórios

Facilitar e automatizar o processo de envio e avaliação dos relatórios semestrais dos discentes de mestrado dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa é a proposta do software do Sistema RELATE, inicialmente voltado para o Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ensino Superior do Seridó (PPGHC-UFRN), que busca resolver as dificuldades que o método tradicional de envio de relatórios apresentava.

software começou a ser desenvolvido no primeiro semestre de 2022, após o professor do PPGHC, Helder Macedo, ter identificado a necessidade de uma solução digital para gerenciar os relatórios semestrais do Programa de Pós-Graduação. Assim, Helder delineou os requisitos funcionais necessários para garantir que o projeto atendesse às exigências específicas dos usuários finais.

O mestrando Gesson Ferreira, que era discente de Bacharelado em Sistemas de Informação na época e também bolsista de apoio técnico ligado ao Labordoc e ao PPGHC, foi responsável pelo desenvolvimento do software. “Foi utilizada a linguagem de programação PHP para implementar a lógica do sistema, escolhendo o banco de dados MySQL para gerenciar de forma eficaz os dados dos usuários e relatórios”, explica.

“Decidimos, em seguida à incorporação pelo PPGHC, implementar o registro do software junto à Agência de Inovação da UFRN (Agir), que deu total suporte a mim e a Gesson para o registro do programa junto à UFRN e o depósito do registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, relata Helder Macedo.

A finalidade principal do sistema RELATE é otimizar e automatizar o processo para gerenciar os relatórios semestrais dos alunos de mestrado, especialmente daqueles que são bolsistas, uma vez que o envio e a avaliação desses relatórios são obrigatórios para a manutenção da concessão da bolsa.

O sistema está hospedado em um servidor seguro fornecido pela UFRN, garantindo a disponibilidade e integridade dos dados, o que permite que o software suporte o tráfego estimado e seja ampliado conforme a demanda, sem comprometer a qualidade do serviço prestado.

Fonte: AGECOM/UFRN

Notícia cadastrada em: 25/07/2024 10:52