ESTUDO EXPERIMENTAL DO DESLIZAMENTO LUBRIFICADO DE METAIS EM CONTATO CILINDRO-PLANO
Tribologia, Desgaste, Lubrificação, Óleo de Rícino, Óleo SAE W40.
A crescente demanda energética mundial faz com que se busque o desenvolvimento de energias limpas para o seu suprimento, uma vez que o uso da energia fóssil é esgotável. Os óleos vegetais vêm proporcionando um forte aumento de mercado, de forma que possui todos os indícios favoráveis, tanto em relação à questão ambiental quanto na questão comercial quando adicionado ao combustível fóssil, tornando-se desta forma o Biodiesel. Uma das aplicações dos óleos comerciais ocorre em componentes mecânicos, onde provavelmente existem movimentos relativos entre componentes mecânicos. Em virtude do crescimento da utilização dos óleos biodegradáveis como biocombustíveis, faz-se necessário também o estudo destes óleos em busca de se obter uma prévia do seu comportamento na lubrificação de componentes mecânicos. Avaliou-se neste trabalho, o desgaste de metais existentes no mercado, como: alumínio L6261, bronze TM23 e aço AISI 1045 temperado e revenido. Todos os ensaios foram realizados em condição lubrificada em um tribômetro de deslizamento concebido para explorar o desgaste dos corpos-de-prova metálicos. Foi utilizado óleo biodegradável de rícino e óleo SAE W40 comercial. A carga normal aplicada no trabalho foi de 9 N e 20 N, a velocidade relativa e a distância de deslizamento foram, respectivamente 0,83 m/s e 6 Km, determinados após ensaios exploratórios iniciais. O comportamento térmico foi avaliado através de termopares tipo K localizados a 3,0±0,5 mm de distância do contato para avaliar o aquecimento devido ao atrito de deslizamento na região. Os mecanismos de desgaste das superfícies metálicas foram analisados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e EDS (Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios-X). Ensaios adicionais de rugosidade, metalografia e dureza foram realizados para caracterizar os materiais metálicos. Medidas de densidade, viscosidade, tensão superficial, ponto de fulgor e acidez foram realizados para caracterizar os óleos lubrificantes.