DESEMPENHO DE UM VEÍCULO FLEX EM BANCADA DINAMOMÉTRICA DE CHASSIS
Motor flex.Gás natural. Etanol. Gasolina. Dinamômetro de chassi.
Os veículos flex são equipados com um motor de combustão interna do ciclo Otto e tem como característica a capacidade de funcionar com mais de um tipo de combustível, misturados no mesmo tanque e queimados na câmara de combustão simultaneamente. Este tipo de motorização é uma tendência mundial devido à escassez do petróleo e às restrições das emissões de gases poluentes na atmosfera. No Brasil, os veículos flex são uma realidade, com destaque para os veículos alimentados com 20 a 25% do álcool anidro misturado com gasolina e os que utilizam gás natural ou o combustível líquido original (gasolina ou etanol hidratado). O Fiat Siena, objeto da presente investigação, é equipado com uma única central eletrônica capaz de gerenciar os combustíveis líquidos ou gasosos. A pesquisa em tela teve como propósito a análise comparativa de desempenho de um veículo tetra-combustível em um dinamômetro de chassi, operando com os combustíveis: gasolina comum, gasolina aditivada, gasolina podium, etanol ou gás natural. Os ensaios foram realizados à luz da norma ABNT, NBR 7024 - Veículos rodoviários leves – Medição do consumo de combustível. Os resultados obtidos revelam que a potência e o consumo específico de combustível do motor funcionando com etanol são ligeiramente superiores àqueles obtidos com os demais combustíveis para as mesmas condições operacionais.