PROJETO, FABRICAÇÃO E TESTES DE UM TRIBÔMETRO FZG AUTOMATIZÁVEL COM VARIAÇÃO DINÂMICA DE CARREGAMENTO
Caixa de engrenagens, capacidade de carga do óleo, pitting, scuffing, fadiga de contato.
A ampla utilização de engrenagens na produção de energia eólica aplicadas às caixas multiplicadoras de velocidade de aerogeradores e o considerável número de falhas decorrentes deste equipamento, conduzem as pesquisas científicas na engenharia mecânica para a redução da perda de energia função do desgaste e do atrito entre os dentes das engrenagens. Uma das formas de reduzir o atrito e o desgaste é aprimorando a lubrificação das engrenagens. Esse trabalho objetiva construir e testar um tribômetro capaz de simular o contato entre engrenagens cilíndricas de dentes retos a fim de promover o desgaste nas engrenagens testadas. Foram realizadas melhorias e incrementos no projeto preliminar desenvolvido por Silva (2018). Os componentes projetados anteriormente e neste projeto têm sido manufaturados ou adquiridos (comprados) e, posteriormente, passarão pelas fases de montagem e testes. O tribômetro será instrumentado para o acompanhamento das variáveis temperatura dos óleos, velocidades angulares dos eixos e vibrações nas caixas com o auxílio de instrumentos virtuais via LabVIEW. Além disso, terá a possibilidade de automação, sendo controlado por um inversor de frequência com controlador lógico programável (CLP) integrado. Os testes serão baseados na norma DIN ISO 14635-1:2000 e consistirão na aplicação de 12 estágios de carregamento para a análise da capacidade de carga dos lubrificantes. O nível de desgaste será avaliado ao longo dos testes e, obedecendo ao critério de parada, será elaborado um relatório de avaliação para cada óleo testado. A avaliação dos óleos lubrificantes será de acordo com o momento de parada de cada ensaio. Pretende-se comparar óleos desenvolvidos laboratórios da UFRN com óleos comerciais amplamente utilizados em caixas multiplicadoras de engrenagens de aerogeradores. Objetiva-se avaliar a qualidade dos óleos lubrificantes desenvolvidos na UFRN em aplicações específicas da indústria.