OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA COM RESÍDUOS DO SABUGO DE MILHO E FIBRAS DE JUTA E DE VIDRO TIPO E
Palavras Chaves: Compósito polimérico, utilização de resíduos, compósito híbridos, caracterizações térmica, mecânica e acústica.
A busca por novos materiais como alternativa a utilização do ferro, madeira e materiais sintéticos tem incentivado inúmeras pesquisas. Ainda nesta perspectiva, a destinação apropriada de resíduos e a diminuição de seu descarte na natureza têm contribuído parao surgimento de novos materiais que atendam àsnecessidades cada vez mais específicas da população e indústria. Neste trabalho serão abordados os processos de obtenção e caracterização de compósitos de matriz polimérica híbrido e não híbrido e carga/reforço de resíduos do sabugo de milho e fibras de juta e de vidro tipo E. Para a obtenção do farelo, o sabugo passou pelo processo de secagem em secador solar e posteriormente foi triturado numa forrageira e, obtendo-se a granulometria desejada do peneiramento. Serão descritos os processos de tratamento e processamento dos resíduos e dos tecidos das fibras, bem como a produção dos compósitos. Pretende-se estudar as proporções entre os elementos constituintes dos compósitos, determinando-se a mais apropriada para fabricação de laminados e estruturas de equipamentos solares.Assim, deseja-se caracterizar as propriedades mecânicas e físicas dos compósitos desenvolvidos, determinando assim suas possíveis aplicações. Trabalhos anteriores demonstraram que a principal vantagem do compósito polimérico com resíduo do sabugo de milho foi sua baixa densidade, em torno de 1,06 Kg/m3, porém com uma baixa resistência mecânica. Os resultados preliminares mostraram que a hibridização destes compósitos lhe conferiu uma melhora na sua resistência mecânica.