Apresentação

O Mestrado Profissional em Ensino de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm como objetivo proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do magistério em História na Educação Básica, visando proporcionar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de História.

O PROFHistória/UFRN faz parte da rede nacional de mestrado profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), que tem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição âncora. 

Portal da Rede 

https://profhistoria.ufrj.br/

 

 

O PROFHISTÓRIA possui uma Área de Concentração: Ensino de História. A essa Área de Concentração vinculam-se três Linhas de Pesquisa: Saberes Históricos no Espaço Escolar; Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão; e Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória.

Descrição da Área de Concentração

Área de Concentração: Ensino de História

Descrição: Como o conhecimento histórico pode contribuir para a reflexão sobre a relação entre passado / presente / futuro, permeada pela lembrança, pelo esquecimento e pelas expectativas de indivíduos e grupos, considerando que lembrar e esquecer são aspectos constitutivos da vida em sociedade, das identidades culturais e do pertencimento político? Partindo dessa questão, a pós-graduação com ênfase em Ensino de História dirige-se a duas demandas complementares. De um lado, à exigência de reflexão sobre o ensino escolar, considerando seus saberes e práticas, bem como a relação com a disciplina de referência. De outro, à necessidade de compreensão das múltiplas formas de ensinar e aprender história vigentes na sociedade contemporânea, para além da escola, que tensionam continuamente tanto à historiografia profissional como o ensino da disciplina em seus diferentes níveis. Isso porque o movimento atual em direção à memória e a luta por direitos contribuíram para acirrar as disputas sobre a escrita e o ensino da história, diversificando suas formas e promovendo múltiplos usos (e abusos) do passado. Cabe ao profissional da área investigar esse complexo movimento e os variados recursos ao conhecimento histórico, de modo a compreender a historicidade das experiências e as muitas possibilidades de escrever e ensinar a história.

A essa Área de Concentração vinculam-se três Linhas de Pesquisa: 

Saberes Históricos no Espaço Escolar;

Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão;

Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória.

 

 

 

 https://profhistoria.ufrj.br/

https://www.gov.br/capes/pt-br

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25954 

Edital Seleção 2022: econ.rio.br/profhistoria

 

 

 

 

 

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ROBERTO AIRON SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: airon.silva@ufrn.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao