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Dissertações |
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KALIENE ALESSANDRA RODRIGUES DE PAIVA
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Ensino de História e Educação Patrimonial na Escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória – Natal/RN
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Orientador : ROBERTO AIRON SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CÍCERO JOAQUIM DOS SANTOS
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JOSE EVANGELISTA FAGUNDES
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MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO
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ROBERTO AIRON SILVA
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Data: 28/01/2019
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O presente trabalho, fundamentado na discussão crítica que o professor Daniel Luciano Gevehr desenvolve em seus estudos sobre o tratamento dado aos espaços de memória na sociedade contemporânea e o importante papel do ensino de História para se problematizar essa questão, tem como objeto de estudo a Escola Estadual Instituto Ary Parreiras localizada no bairro do Alecrim, dentro da Vila Naval, na cidade de Natal/RN e tem por objetivo discutir o espaço escolar como lugar de memória, sob o enfoque da Educação Patrimonial compreendida não apenas como um método do ensino de História, mas como um saber que está imbricado no processo de construção do conhecimento histórico. Desse modo, o enfoque de análise se direcionou para o método de pesquisa histórico adotado que fundamentou este trabalho, o da Nova História Cultural, pois por meio dele foi possível analisar as percepções dos alunos para com os elementos físicos e materiais que compõem a escola como lugar de memória e fonte de produção do conhecimento histórico dentro de uma abordagem cultural, permitindo compreender que as formas como os alunos expressam sua relação com os bens materiais estão relacionadas à dinâmica de rápidas mudanças que interferem no processo de formação de identidade e pertencimento deles. O exame da percepção do cenário e de seus elementos materiais se deu por meio da análise de fotografias. Nesse método a fotografia foi compreendida como um suporte de memórias e costumes, através das quais se examinou a relação dos indivíduos com a cultura material da escola, interpretou os discursos e intencionalidades presentes nos diferentes contextos de produção das imagens. A preocupação em estudar esta temática, surgiu a partir de se observar nessa instituição as dificuldades que vem enfrentando com os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II relacionadas à falta de interesse que eles apresentam com a disciplina de História e com problemas relativos à depredação do prédio. Desse modo, foi necessário dialogar o ensino de História com Educação Patrimonial para que os alunos e alunas pudessem compreender que, para além de um espaço de formação de saberes, a escola é um bem patrimonial do qual eles próprios são construtores da história.
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The present work, based on the critical discussion developed by professor Daniel Luciano Gevehr in his studies on the treatment given to memory spaces in contemporary society and the important role of the teaching of History to discuss this matter, has as object of study the “Escola Estadual Instituto Ary Parreiras”, located in the neighborhood of Alecrim, inside “Vila Naval”, in the city of Natal/RN, and aims to discuss the school as a memory space, under the focus of Patrimonial Education understood not only as a method of the teaching of History, but as a knowledge that is implied in the process of building historical knowledge. Thus, the focus of analysis was directed to the historical research method adopted which underpinned this work, the New Cultural History, because through it it was possible to analyze the perceptions of students with the physical and material elements that make up the school as a memory space and a source for the production of historical knowledge within a cultural approach, thus allowing to understand that the ways in which students express their relationship with material goods are related to the dynamics of fast changes that interfere in the process in which their identity and belonging are formed. The examination of the perception of the scenery and its material elements took place through the analysis of photographs. In this method photography was understood as a support of memories and customs, through which the relation of individuals with the material culture of the school was examined, and through which the speeches and intentionalities in different contexts of the production of images were interpreted. The concern in studying this theme emerged from the observation, in this institution, of the difficulties faced before students from the 6th year of “Ensino Fundamental II” related to their lack of interest in the subject of History and to problems concerning the depredation of the building. Thus, it was necessary to associate the teaching of History with Patrimonial Education for the students to understand that, beyond a space of formation of knowledge, the school is a patrimonial asset of whose history they themselves are builders.
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LUCILA BARBALHO NASCIMENTO
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“É O PODER, O MUNDO É DE QUEM FAZ”: Uma Possibilidade De Desconstrução Do Androcentrismo Na História Ensinada
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Orientador : FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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MARTA MARGARIDA DE ANDRADE LIMA
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Data: 06/02/2019
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Este trabalho busca ser uma possibilidade de desconstrução do androcentrismo na História ensinada. Nesse sentido, procura responder como essa desconstrução pode contribuir para o empoderamento de jovens mulheres? Se a alteração teórico-metodológica pode implicar em uma aprendizagem histórica voltada para equidade entre mulheres e homens? E quais as relações de poder presentes na tentativa de apagamento ou marginalização das mulheres enquanto sujeitas históricas? A investigação foi realizada através do diálogo com leituras sobre Ensino de História, teoria e métodos, e História das Mulheres, teoria e análise de conteúdos de História do Brasil nos livros didáticos. O trabalho apresenta como proposta de produto um conjunto de sequências didáticas para a História ensinada, que considere a existência de sujeitas históricas, dialogando com a luta dos feminismos e com a produção do campo intitulado de História das Mulheres.
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This work seeks to be a possibility of deconstruction of the Androcentrismo in the history taught. In that sense, do you seek to respond to how this deconstruction can contribute to the empowerment of young women? If the theoretical-methodological change can imply a historical learning focused on fairness between women and men? And what are the power relations present in the attempt to erase or marginalize women as historical subjects? The research was carried out through dialogue with readings about history teaching, theory and methods, and women's history, theory and analysis of Brazilian history content in textbooks. The work presents as a product proposal a set of didactic sequences for the history taught, which considers the existence of historical subjects, dialogue with the struggle of feminisms and with the production of the field entitled of Women's history.
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THIEGO PEREIRA BENTO
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VIOLÊNCIA ESCOLAR E O ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE ALTERIDADE.”
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Orientador : JULIANA TEIXEIRA SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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JULIANA TEIXEIRA SOUZA
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 06/02/2019
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O projeto de pesquisa trata de umestudo de caso na Escola Municipal de Fortaleza João Hildo de Carvalho Furtado, no intuito de investigar a violência no espaço escolar foi utilizado a metodologia da pesquisa quantitativa e o “olhar antropológico” da observação participante.Nesse sentido,a aproximação da Educação em Direitos Humanos, por meio do PNEDH-3, com ensino de História possibilita construir caminhospara combater dentro do espaço escolar esse panorama de violência. Assim, os conteúdos específicos do ensino de história torna a disciplina um espaço privilegiado para a relação entre a educação e os direitos humanos,realizando dessa forma, a “educação para o nunca mais”, no sentindo de se criar uma cultura de paz, com vistas na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e humana.
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The present research project aims to focus on a case study in Joao Hildo de Carvalho Furtado Municipal School in Fortaleza, seeking to investigate violence in the school environment. The chosen methodology in this project was the quantitative approachwithin an “anthropological perspective” of the participant observation. In this respect, History teaching, through Education in Human Rights by means of PNEDH-3 or Third National Programme of Human Rights, enables new ways to combat violence in the school environment. Therefore, some history specific contents are privileged in relation to education and human rights, which turns it into an “Education for the never again”.In that case,creating a more peaceful culture, intending to construct a true human and democratic society.
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DANIEL LUIZ SOUSA DE LIMA
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CULTURA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO À VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO NA CULTURA POTIGUAR.
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Orientador : JULIANA TEIXEIRA SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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JULIANA TEIXEIRA SOUZA
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MARIA TELVIRA DA CONCEIÇÃO
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Data: 07/02/2019
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Por meio do estudo das manifestações culturais de povos que historicamente tiveram a presença e contribuições negadas, e problematizando a tradição historiográfica que afirma a irrelevância do negro no Rio Grande do Norte, propomos desenvolver um projeto que leve em consideração a visão de outros povos que formam a sociedade norteriograndense, e que favoreça a compreensão da diversidade existente, indo além do discurso homogeneizante que oferece pouco espaço para a formação de identidades plurais. Para atender essa finalidade e na tentativa de desconstruir estereótipos, conceitos e ideias acerca das expressões culturais que fazem parte das tradições dos afro-brasilieros no estado, pretende-se montar uma exposição fotográfica portátil, além de realizar entrevistas com mestres dos grupos pesquisados, assim erigindo seus praticantes ao protagonismo, levando para a escola saberes e formas que constituem o patrimônio cultural potiguar.
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Through the study of the cultural manifestations from people who historically had the presence and contributions denied, and problematizing the historiographical tradition that affirms the irrelevance of the Negro in Rio Grande do Norte, we propose to develop a project that takes into account the vision of other peoples that form the norteriograndense society, and that favors the understanding of the existing diversity, going beyond the homogenizing discourse that offers little space for the formation of plural identities. In order to fulfill this purpose and in an attempt to deconstruct stereotypes, concepts and ideas about the cultural expressions that are part of the Afro-Brazilian traditions in the state, we intend to set up a portable photographic exhibition, besides conducting interviews with masters of researched groups, raising its practitioners to the protagonism, taking knowledge and forms that constitute the cultural potiguar patrimony to the school.
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ACÁCIO LEANDRO MACIEL SIMÕES
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Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais.
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIANA TEIXEIRA SOUZA
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
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ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 07/02/2019
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Inserido no campo de pesquisa sobre Ensino de História, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para o aprimoramento da aprendizagem histórica por meio da análise de fontes históricas textuais disponíveis em ambientes digitais. Tal demanda foi identificada através da investigação dos usos que os estudantes da Escola Estadual e Ensino Médio Dr. César Cals, em Fortaleza – CE, fazem da internet em seu cotidiano, especialmente por meio de smartphones. Com a constatação de que os estudantes usam as informações acessadas on-line inclusive para seus estudos, admite-se que a qualificação desse uso deve ser uma das tarefas da
educação escolar. Para tanto, no âmbito do Ensino de História, defende-se que o exercício de procedimentos do fazer do historiador em situações de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de consciências históricas mais ativas (crítica e genética) que passivas (tradicional e exemplar). Nesse sentido, esta dissertação propõe um conjunto de atividades de análise de fontes históricas escritas disponíveis on-line e que estão sistematizadas em um “Fontímetro” – uma ferramenta didática concentrada no exercício e melhoria de habilidades dos estudantes e que pode ser usado combinado aos mais diversos conteúdos históricos.
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espanhol
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DANILO ALVES DA SILVA
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LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL:
ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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VANESSA SPINOSA
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ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 07/02/2019
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Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um caminho investigativo para o ensino de História utilizando tecnologias digitais no desenvolvimento do conhecimento histórico com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Pio X, situado na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. A estratégia metodológica utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratório, em virtude de ser este um problema pouco investigado, e o procedimento adotado foi a análise documental. Por se tratar de um mestrado profissional, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica no campo empírico, a partir da elaboração de uma metodologia intitulada de “letramento histórico-digital”, que consiste em um processo de desenvolvimento de habilidades pelos estudantes para a investigação histórica organizado em três etapas, possibilitando-se que, na primeira delas, o estudante aprenda procedimentos de pesquisas que o auxiliem na construção do conhecimento histórico; na segunda, que se aproprie de saberes tecnológicos e digitais aplicados à pesquisa histórica; e, por último, que desenvolva uma competência narrativa, expressando por meio de diferentes linguagens uma narrativa com sentido histórico. A pesquisa indicou que o ensino desenvolvido em plataformas digitais pode despertar o interesse dos estudantes pela História, apontando a necessidade de o professor fazer uma mediação no processo de ensino e aprendizagem que se utilize de plataformas digitais, além de confirmar que um caminho investigativo no ensino desse componente curricular pode viabilizar o letramento histórico-digital de estudantes na Educação Básica, estimulando o pensamento histórico e a reflexão sobre diferentes maneiras de ensinar e aprender História.
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The construction of a narrative about the teaching of history is important to demonstrate how much this field of investigation has been consolidating from the pioneering researches in years 60 and 70 of the twentieth century until the present days and, therefore, how to continue advancing from the pedagogical experiences and dialogues around epistemological, theoretical, methodological and technological elements. From this perspective, the guiding question emerges from this study: how history teaching, from the context of Marista PioX School, can contribute to the formation and historical learning of high school students through the use of Digital Information and Communication Technologies - TDIC's? From the use of the didactic concepts of history, historical learning, historical awareness, citizenship formation, active methodology, digital history, digital historiography, TDIC's, virtual learning environment and digital applications, anchored in Schmidt (1999; 2016), Caimi 2006), Lévy (2010), Rüsen (2010), Lee (2011), Freitas (2015), Lucchesi (2014), Morán (2015) and Barca (2017), this research proposes to analyze the teaching of history in the context of Marista Pio X School, with an aim in the production of an application, linked to the Virtual Learning Environment, already available by the institution, which contributes to the students of high school in the appropriation of the investigative method in History.
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ROSANGELA MONTEIRO ARAGÃO
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O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
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Orientador : MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO
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ROBERTO AIRON SILVA
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JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
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Data: 12/02/2019
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Dentre os crescentes desafios que se apresentam no cotidiano dos docentes do Ensino Básico, principalmente dos professores de História da Rede Pública de Ensino, está a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, isso ocorre devido a não identificação destes estudantes como sujeitos históricos e à enorme dificuldade em relacionar a disciplina de História com o mundo em que vivem. Diante desta problemática, este trabalho foi elaborado a partir dos debates fomentados por meio da disciplina de “História Local: usos e potencialidades pedagógicas”, do Mestrado Profissional de História da UFRN. Como forma de despertar o interesse dos alunos e instigar sua curiosidade para o aprendizado foram introduzidos ao conteúdo da disciplina de história temas envolvendo a história local, Patrimônio Histórico e Cultural e conservação e utilização da Memória na construção do conhecimento histórico pelos alunos. Assim, foi proposto aos estudantes do 9º ano, da E.E. Dr. Manoel Villaça, um estudo dos impactos da Segunda Guerra Mundial na História da cidade do Natal, para tanto, foi incentivada a pesquisa em diversas fontes, tais como documentários, internet, fotos e jornais antigos, um filme sobre o referido período histórico, bem como entrevistas e relatos de pessoas que viveram à época. Após o estudo dos materiais pesquisados, foi sugerido que os estudantes construíssem uma narrativa acerca do tema utilizando o material selecionado por eles. Isso fez com que percebessem que a História também é uma narrativa construída a partir da seleção e escolha das fontes utilizadas por cada um. Foi percebido, ainda, que na medida em que os alunos criavam relações entre a história global com a história local, aumentavam o seu interesse pela disciplina de História ao mesmo tempo em que conseguiam estabelecer conexões entre os assuntos trabalhados na sala de aula e o seu cotidiano. A história estudada nos livros didáticos, antes tão distante e separada de suas vidas e de seu cotidiano, de repente, se tornou viva e próxima. Eles se perceberam como sujeitos históricos capazes de manterem ou modificarem a sociedade em que vivem. Assim, essa atividade despertou nos alunos o interesse para a disciplina de História, ao mesmo tempo em que incitou nestes a sensação de pertencimento e autoreconhecimento enquanto sujeitos históricos e cidadãos investidos de uma identidade histórica.
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Among the growing challenges in the everyday life of teachers of Basic Education, mainly the teachers of History of the Public School Network, is the lack of interest of students in the content studied, this is due to the non-identification of these students as historical subjects and to the enormous difficulty in relating the discipline of History with the world in which they live. Faced of this problem, this work was elaborated from the debates fomented through the discipline of "Local History: uses and pedagogical potentialities", of the Professional Master's History of UFRN. As a way to arouse the students' interest and instigate their curiosity for learning, were introduced to the content of the discipline of history topics involving the local history, Historical and Cultural Heritage and the conservation and use of Memory in the construction of historical knowledge by students. Thus, it was proposed to the students of the 9th grade, from E.E. Dr. Manoel Villaça, a study of the impacts of the Second World War on the History of the Natal city, for which, was encouraged research in various sources, such as documentaries, internet, old photos and newspapers, a film about the aforementioned historical period, as well as interviews and reports of people who lived at the time. After the study of the researched materials, it was suggested that the students build a narrative about the subject using the material selected by them. This made them realize that history is also a narrative built from the selection and choice of sources used by each one. It was also realized that as students created relationships between global history and local history, they increased their interest in the discipline of history while at the same time they were able to make connections between the subjects worked in the classroom and their daily. The story studied in textbooks, before so distant and separate from their lives and their daily life, suddenly became alive and next. They perceived themselves as historical subjects capable of maintaining or modifying the society in which they live. Thus, this activity aroused in the students the interest for the discipline of History, while at the same time it incited in them their sense of belonging and self-recognition as historical subjects and citizens invested a historical identity
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PEDRO HENRIQUE PARENTE DE MESQUITA
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Nas batidas dos beats e na cadência do flow. Hip-hop, ensino de história e identificação racial.
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Orientador : MARIA EMILIA MONTEIRO PORTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CARLA SABINO FERNANDES
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LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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MARIA EMILIA MONTEIRO PORTO
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VANESSA SPINOSA
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Data: 15/02/2019
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Queremos, através do ensino de História, problematizar a identificação racial dos jovens a partir da utilização de fontes históricas musicais presentes no seu cotidiano. A proposta é a utilização do rap como elemento cultural no combate a perpetuação da ideia de uma democracia racial. O debate de identificação racial dentro do espaço escolar se mostra desafiador, mas inevitável de ser adiado, pois é preciso que seja trazido para o cotidiano dos alunos a prática de reflexão sobre quem são e como se encontram na sociedade em que vivem. A apropriação do movimento hip-hop mostra-se desafiadora, e necessária por ser uma linguagem que permeia o cotidiano do aluno no ambiente extra escola. Com essa perspectiva de uma nova análise dos fatos históricos, juntamente com a apropriação do discurso construído e difundido pelo movimento hip-hop é que procuro discutir novas formas desse aluno se identificar enquanto ator social. Entendemos que isso pode ser alcançado através do desenvolvimento de uma análise crítica, que procura questionar o que é apresentado para ele como matéria de História, para assim entendermos um pouco melhor a realidade.
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Through the teaching of history, we want to problematize the racial identification of young people through the use of historical musical sources present in their daily lives. The proposal is the use of rap as a cultural element in combating the perpetuation of the idea of a racial democracy. The debate of racial identification within the school space is challenging, but inevitable to be postponed, because it is necessary to bring into the daily life of students the practice of reflection on who they are and how they are in the society in which they live. The appropriation of the hip-hop movement proves challenging, and necessary because it is a language that permeates the daily life of the student in the extra-school environment. With this perspective of a new analysis of the historical facts, together with the appropriation of the discourse constructed and diffused by the hip-hop movement is that I try to discuss new forms of this student to identify itself as a social actor. We understand that this can be achieved through the development of a critical analysis, which seeks to question what is presented to it as a matter of History, in order to understand reality a little better.
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MARLIA AGUIAR FAÇANHA
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E se te contassem outra história: Gênero e feminismo no ensino de história.
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Orientador : HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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JOSE EVANGELISTA FAGUNDES
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MARIA EMILIA MONTEIRO PORTO
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ANA RITA FONTELES DUARTE
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Data: 15/02/2019
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Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensadosobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.
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This study aims to analyze the implications of the feminist and gender studies for the teaching of History, as well as, to work on the perspective of problematizing and addressing gender inequalities in the Integral School Professor EdmilsonPinheiro, in Maracanaú / CE, through the formation of the Gender Center of the EdmilsonPinheiro-NUGEP School, to study, discuss and bring activities related to gender issues to the school community. In the research was thought about the gender relations from the feminist studies and in a poststructuralist perspective, fundamentally based on the definitions of the historian Joan Scott. Methodologically, after a brief review of the historiography on women in history and the recent evolution of the Brazilian educational legislation, heir of the 1988 Constitution, the tools of ethnographic studies were used, focused on the participant observation of the core students and other students of the school , who participated or not in the activities proposed by the nucleus. The purpose of the formation of the nucleus is a proposal of intervention in the school, by the bias of the gender category, valuing the feminist studies, for the composition of the school as a democratic space and citizenship for all. The experience of the existence of a core year demonstrated the capacity of tensions for the teaching of History and for the school as a whole, in search of a form of work that valued the diversity of the students and the respect to the school community, and abandoned the traditional, linear, ethnocentric, and masculine view of history and school.
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OSVALDO SANTOS FALCÃO
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Formação em direitos humanos no ensino de história: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada
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Orientador : HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
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VANESSA SPINOSA
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PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES
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Data: 16/02/2019
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O processo de redemocratização no pós-ditadura no Brasil imprimiu uma constante ampliação dos direitos humanos. Acompanhado de uma nova reforma na legislação educacional, a escola passou a ser essencial na construção de uma conscientização sobre o tema. Neste sentido, o Ensino de História se constitui como espaço central para reflexão e a implementação dessas diretrizes. Apesar dos avanços, o Brasil sofre atualmente com questionamentos sobre a importância e a legitimidade do tema em nossa sociedade. Trata-se do maior ataque aos direitos humanos desde Ditadura Militar. Por isso, a partir de uma reflexão sobre legislação pertinente e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se a aplicação de pesquisa sobre a percepção que os alunos da Ecit Prefeito Oswaldo Pessoa possuíam a respeito dos direitos humanos como forma de diagnóstico inicial. A partir dos resultados desta pesquisa propõe-se uma intervenção na construção de uma cultura em direitos humanos, através do Ensino de História. Como uma das intervenções na escola, organizamos uma palestra sobre as violações ocorridas na Paraíba com o presidente da Comissão Estadual da Memória e da Verdade no Estado da Paraíba. Desse modo, o audiovisual presente no produto desta pesquisa foi fruto das entrevistas sobre a percepção dos alunos e da palestra sobre o tema. Voltado para a área, tem objetivo de servir como subsídio para efetivação e consolidação dos direitos humanos na escola pública.
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The process of re-democratization post-dictatorship in Brazil has produced a constant expansion of human rights. Accompanied by updates in educational legislation, the school became essential in developing a culture on the topic. Therefore, History teaching constitutes a crucial space for reflection and the implementation of these guidelines. Despite these advances, Brazil is constantly being questioned about the importance and legitimacy of dictatorship in our society. This is the biggest attack on human rights since such period. Thus, from a reflection on pertinent legislation and the use of qualitative methodology, the present research aimed to assess the perception that students of Ecit Prefeito Oswaldo Pessoa have regarding human rights as a form of initial diagnosis. Based on the results, I proposed an intervention about the construction of a culture in human rights, through the teaching of History. As one of the interventions in the school, we organized a lecture about the violations that occurred in Paraíba, with the participation of the president of the State Commission of Memory and Truth in the Federal State of Paraíba. Hence, the audio-visual used in this research was derived from interviews about the students' perception and the lecture about the theme. In this area, it aims to serve as a support for the implementation and consolidation of human rights in public schools.
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PAULO AIRTON PINTO DAMASCENO
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SILÊNCIO NA SALA! : Combates Narrativos contra o silenciamento de grupos periféricos através dos modelos Não Formais de ensino da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e de Olimpíadas Escolares Internas (OIH)
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Orientador : HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
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SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
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VANESSA SPINOSA
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CRISTINA MENEGUELLO
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Data: 19/02/2019
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O presente trabalho reflete a Didática Histórica pensando a Narrativa Tradicional do ensino e a formação identitária dos alunos frente aos silêncios e estereótipos acerca de grupos marginalizados pela historiografia. Assim, pensando nos esquecimentos da historiografia didática tradicional (masculina, branca, eurocêntrica e focada nos documentos oficiais), suas permanências no ensino, apesar dos debates e mudanças da historiografia acadêmica, elencamos o silêncio como eixo central deste projeto. Utilizaremos como referência três grupos – que apesar de suas especificidades – serão (re) pensados a partir do silenciamento que os aproxima: pensaremos o feminino, o indígena brasileiro, a afro-brasilidade e seus lugares na narrativa histórica nacional. Analisaremos esta prática narrativa a partir de conceitos teóricos como Consciência História, Experiência vicária, Decolonialidade e Identidade coletiva, de forma a tentar compreender as mudanças e permanências narrativas sobre estes grupos. Iniciaremos analisando os materiais didáticos tradicionais, utilizados em sala, buscando as estruturas que amparam as permanências ou permitem as mudanças. Percebendo a necessidade de ir além da prática da sala de aula, sairemos da análise estrita da disciplina histórica escolar. Pensando a escola como um construto múltiplo de significações e sentidos, formado por relações humanas, sociais, políticas e educacionais que dialogam, se apropriam e ressignificam as relações sociais que a cercam, assim, definimos o conceito de ―Complexo Escolar‖. Analisaremos sua historicidade, suas transformações e a estruturação que organiza as resistências aos modelos libertários de educação. Buscaremos as experiências de ensino não-formal que possam, dentro do contexto da educação digital, redefinir a relação da escola com os grupos periféricos e acolher um Produto Didático que possa atuar na construção narrativa da nossa História coletiva. Dentro do modelo de Olimpíadas do Conhecimento, nos debruçaremos sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), analisando seus métodos, sistemas e modelos, percebendo a abordagem historiográfica desta sobre os grupos periféricos. A partir destes modelos e após este trajeto praxeológico, estruturaremos, como Produto Didático, as Olimpíadas Internas de Humanidades (OIH), e a rede Baobá – um jogo didático e um sistema colaborativo de compartilhamento de materiais e atividades – ferramentas que permitam a emergência das vozes, rostos e experiências dos grupos marginalizados pela História tradicional ensinada e pela sociedade, em uma adequação do ensino ao mundo da educação da era digital. Pensando na identificação dos alunos com nossa História e memória coletiva, na pertinência e relevância da História ensinada na formação dos educandos.
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El presente trabajo refleja la Didáctica Histórica pensando la Narrativa Tradicional de la enseñanza y la formación identitaria de los alumnos frente a los silencios y estereotipos acerca de grupos marginados por la historiografía. Así, pensando en los olvidos de la historiografía didáctica tradicional (masculina, blanca, eurocéntrica y enfocada en los documentos oficiales), sus permanencias en la enseñanza, a pesar de los debates y cambios de la historiografía académica, elencamos el silencio como eje central de este proyecto. En el caso de los tres grupos, que a pesar de sus especificidades, serán pensados a partir del silenciamiento que los aproxima: pensaremos lo femenino, el indígena brasileño, la afrobrasilidad y sus lugares en la narrativa histórica nacional. Analizamos esta práctica narrativa a partir de conceptos teóricos como Conciencia Historia, Experiencia vicaria, Decolonialidad e Identidad colectiva, para intentar comprender los cambios y permanencias narrativas sobre estos grupos. Iniciaremos analizando los materiales didácticos tradicionales, utilizados en sala, buscando las estructuras que amparan las permanencias o permiten los cambios. Percibiendo la necesidad de ir más allá de la práctica del aula, saldremos del análisis estricto de la disciplina histórica escolar. Pensando la escuela como un constructo múltiple de significaciones y sentidos, formado por relaciones humanas, sociales, políticas y educativas que dialogan, se apropia y resignifica las relaciones sociales que la rodean, así definimos el concepto de "Complejo Escolar". Analizamos su historicidad, sus transformaciones y la estructuración que organiza las resistencias a los modelos libertarios de educación. Buscaremos las experiencias de enseñanza no formal que puedan, dentro del contexto de la educación digital, redefinir la relación de la escuela con los grupos periféricos y acoger un producto didáctico que pueda actuar en la construcción narrativa de nuestra historia colectiva. Dentro del modelo de Olimpiadas del Conocimiento, nos ocuparemos sobre la Olimpiada Nacional en Historia de Brasil (ONHB), analizando sus métodos, sistemas y modelos, percibiendo el abordaje historiográfico de ésta sobre los grupos periféricos. A partir de estos modelos y después de este trayecto praxeológico, estructuraremos, como Producto Didáctico, las Olimpiadas Internas de Humanidades (OIH), y la red Baobá - un juego didáctico y un sistema colaborativo de intercambio de materiales y actividades - herramientas que permitan la emergencia de las emergencias voces, rostros y experiencias de los grupos marginados por la Historia tradicional enseñada y por la sociedad, en una adecuación de la enseñanza al mundo de la educación de la era digital. Pensando en la identificación de los alumnos con nuestra historia y memoria colectiva, en la pertinencia y relevancia de la historia enseñada en la formación de los educandos.
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HALISSON SEABRA CARDOSO
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A escola que eles querem: experiência escolar indígena na comunidade Catu dos Eleotérios (2009 – 2018).
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Orientador : LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDSON HELY SILVA
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JOSE EVANGELISTA FAGUNDES
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LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
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Data: 26/02/2019
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A Constituição Brasileira de 1988 é clara quando reconhece ao indígena brasileiro seu direito à diferença, isto é, o Estado assegura a ele a garantia de ser e continuar sendo índio. Mas a discrepância entre a lei escrita e a prática cotidiana ainda é uma marca vívida na realidade dos índios do Brasil. Algumas das ameaças que se estendem sobre a autonomia dos povos indígenas brasileiros na construção de sua própria história são as políticas públicas “para índios”, entre elas a educação escolar nas aldeias. A escola, sendo uma instituição externa à realidade histórica das aldeias, pode ameaçar os grupos a quem ela abrange se tornando, como diz Gallois, uma “armadilha para a domesticação de conhecimentos”. Por outro lado, se esta escola for inserida na realidade dos grupos indígenas atendendo suas demandas e respeitando um caráter diferenciado, em que cada comunidade escolhe a escola que quer, esta instituição pode ser uma ferramenta de empoderamento para a autonomia. Pode-se dizer que a análise deve ser feita na abrangência da educação escolar indígena dentro da comunidade que a demanda. Tendo em vista os efeitos desta abrangente política indigenista, esta pesquisa busca analisar o impacto de uma escola indígena em seu potencial caráter diferenciado (específica, intercultural, bilíngue/multilíngue) no desenvolvimento de uma comunidade indígena. A instituição escolhida para tal análise é a escola indígena João Lino na comunidade Catu dos Eleotérios, localizada entre os municípios de Goianinha - RN e Canguaretama – RN. A escola João Lino é a primeira escola indígena diferenciada do estado do Rio Grande Norte, iniciando suas atividades com caráter diferenciado no ano de 2009, quando então, toda uma política didático-pedagógica teve de ser reformulada com o fim de se enquadrar nos dispositivos legais da Educação nacional brasileira para os povos indígenas; neste sentido, justifica-se o recorte temporal desta pesquisa, entre 2009 e 2018, desde o efetivo funcionamento da escola indígena João Lino aos dias atuais. Para consecução desta dissertação, o trabalho será desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2018. Este trabalho será realizado por meio de leituras teóricas e metodológicas com base na “Nova História indígena” e na legislação educacional a respeito, além do acompanhamento da realidade educacional indígena em campo (sala de aula, escola e comunidade), no primeiro semestre de 2018. Por fim, o suporte teórico-metodológico escolhido para o uso da etnografia junto à comunidade potiguara Catu dos Eleotérios será o da descrição densa com base em produção de Clifford Geertz.
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The Brazilian Constitution of 1988 is clear when it recognizes to the Brazilian native his right to the difference, that is to say, the State assures to him the guarantee to be and to continue being Indian. But the discrepancy between written law and everyday practice is still a vivid mark on the reality of the Indians of Brazil. Some of the threats that extend to the autonomy of Brazilian indigenous peoples in the construction of their own history are public policies "for Indians", among them school education in the villages. The school, being an institution outside the historical reality of the villages, can threaten the groups to which it covers becoming, as Gallois says, a "trap for the domestication of knowledge." On the other hand, if this school is inserted in the reality of indigenous groups meeting their demands and respecting a differentiated character, in which each community chooses the school it wants, this institution can be an empowering tool for autonomy. It can be said that the analysis must be made in the scope of indigenous school education within the community that demands it. Considering the effects of this comprehensive indigenist policy, this research seeks to analyze the impact of an indigenous school on its potential differentiated (specific, intercultural, bilingual / multilingual) character in the development of an indigenous community. The institution chosen for such analysis is the João Lino indigenous school in the Catu dos Eleotérios community, located between the municipalities of Goianinha - RN and Canguaretama - RN. The João Lino school is the first differentiated indigenous school in the state of Rio Grande do Norte, starting its activities with a differentiated character in 2009, when, then, a whole didactic-pedagogical policy had to be reformulated in order to fit the legal provisions of Brazilian national education for indigenous peoples; in this sense, it is justified the temporal cut of this research, between 2009 and 2018, from the effective functioning of the indigenous school João Lino to the present day. To achieve this dissertation, the work will be carried out during the first semester of 2018. This work will be carried out through theoretical and methodological readings based on the "New Indian History" and the educational legislation regarding it, besides the monitoring of the educational reality (classroom, school and community) in the first half of 2018. Finally, the theoretical-methodological support chosen for the use of ethnography in the community of Catu Eleotérios will be dense description based on the production of Clifford Geertz.
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JONATHAN DE FRANÇA PEREIRA
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RELAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA PENSADA E A HISTÓRIA VIVIDA:
O PONTO DE VISTA DOS POVOS INDÍGENAS.
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Orientador : SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDSON HELY SILVA
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JOSE EVANGELISTA FAGUNDES
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LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
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Data: 26/02/2019
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Este trabalho tem como objetivo desenvolver possibilidades de abordagem de ensino acerca da história dos povos indígenas em salasde aula da educação básica; oferecendo subsídios para transformar representações e estereótipos já cristalizados sobre estes grupos. Neste sentido, visa uma reflexão sobre formas de constituição das identidades indígenas como fruto de escolhas dentro de contextos históricos (políticos e sociais) específicos; e, concomitantemente, a partir desta perspectiva, por em foco conceitos e categorias estruturantes para elaboração do conhecimento histórico.
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This work aims to develop possibilities to approach the history of indigenous peoples in basic education classrooms, offering subsidies to transform crystallized representations and stereotypes about these groups. In this sense, it is a reflection on ways of constitution of indigenous identities as a result of choices within specific historical (political and social) contexts; and, concomitantly, from this perspective, we focus on concepts and structuring categories for the elaboration of historical knowledge.
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ILDEGARDE ELOUISE ALVES
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Ceará-Mirim de Madalena Antunes: caminhos para o trabalho biográfico no ensino de história.
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Orientador : RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO
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RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
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VANESSA SPINOSA
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ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
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Data: 08/03/2019
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O objetivo deste trabalho é analisar como, a partir da construção da biografia de Maria Madalena Antunes Pereira, o professor de História pode articular conteúdos e procedimentos de ensino na sua ação docente na Escola Básica. A intensão é demonstrar como os estudos biográficos podem ser usados em sala de aula, tanto para entender a relação entre as histórias individuais e as histórias coletivas, quanto para compreender tempos e espaços diferentes. Por se tratar de uma dissertação apresentada a um mestrado profissionalizante em ensino de História, torna-se necessário vincular a discussão histórica propriamente dita com a ação docente desenvolvida em sala de aula. Almejando atender a esse critério, o trabalho consta de três etapas: a construção biográfica de Madalena Antunes; a discussão da presença da biografia em sala de aula, a partir dessa personagem; e, finalmente, a construção de uma exposição itinerante fruto do trabalho realizado nas etapas anteriores. A exposição será exibida, inicialmente, na cidade de Ceará-Mirim e poderá ser montada e outros lugares. Além disso, pode servir de inspiração para a realização de exposições semelhantes.
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The aim of this work is to analyze how, from the construction of the biography of Maria Madalena Antunes Pereira, the History teacher can articulate contents and teaching procedures in his teaching activity in the Basic School. Our intent is to demonstrate how biographical studies can be used in the classroom, to understand the relationship between individual stories and collective stories, and to understand different times and spaces as well. The present work is a dissertation presented to a professional master's in History teaching (PROFHistória), it becomes necessary to link the historical discussion itself with the teaching activity developed in the classroom. Desiring to meet this criterion, the work consists of three stages: the biographical construction of Madalena Antunes; the discussion of the presence of the biography in the classroom, based on this character; and, finally, the construction of an itinerant exhibition resulting from the work carried out in the previous stages. The exhibition will initially be shown in the city of Ceará-Mirim and can be set up and other places. In addition, it can serve as an inspiration for similar exhibitions elsewhere.
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