Descrição linhas de pesquisa (Regimento PRODEMA 2018)

RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE - Esta tem por objetivo desenvolver pesquisas e qualificar recursos humanos que busquem o equacionamento nas inter-relações sociedade-natureza, no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais, avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Estudar/avaliar as Causas e conseqüências da perda da biodiversidade, e os benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Conservação e Etnoconservação da Sociobiodiversidade.


PLANEJAMENTO E GESTÃO E POLITICAS SOCIOAMBIENTAIS - Esta linha objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar nos temas: Políticas públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental, Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e sustentabilidade urbana, Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão participativa, movimentos sociais rurais e urbanos, políticas públicas de convivência com o semiárido. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas degradadas, Turismo, Educação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável.


TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Esta linha objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar em temas, tais como: tecnologias de convivência com a seca, tecnologias para energias renováveis, sistema de monitoramento dos recursos naturais, geotecnologias para monitoramento socioambiental, sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais, Modelagem dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental, modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças, variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade e no meio ambiente.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao