PPGHC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CERES CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ Téléphone/Extension: (84) 3342-2238/206 https://posgraduacao.ufrn.br/ppghc
Perfil dos docentes do Mestrado em História dos Sertões
 

AIRAN DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA [permanente]

Formação: Historiadora graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 2007. Especialista em Estudos Clássicos pela Universidade de Brasília (UnB) – 2013. Mestra em História pela UFRJ – 2010. Doutora em História pela UFRJ – 2016.

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: literatura regional, letramento e oralidade, literatura de folhetos (cordéis, almanaques), poetas populares, recepção dos Clássicos na literatura regional.

 

 

ANE LUÍSE SILVA MECENAS SANTOS [colaboradora]

Formação: Historiadora formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 2005.  Especialista em Ciência da Religião pela UFS – 2010. Mestre em História pela UFPB – 2011. Doutora em História pela UNISINOS – 2017.

Estágio Pós-Doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na UNIT (2018-2020).

Instituição de vínculoProfessora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa IHistória da educação nos sertões; museus, coleções e colecionamento; religiosidades nos sertões; cultura escrita e a política de impressos; intelectuais e Histórias dos sertões; 

           


ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA [colaborador]

Formação: Historiador graduado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) - 1995; Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 1997; Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - 2003; Doutor em História Social pela UFC - 2017.

Instituição de vínculoProfessor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa Isociedades nativas; sociedades sertanejas; região, espaço, território, territorialidade; fronteira; trabalho; cotidiano; poder; cultura material.



DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR [colaborador]

Formação: Historiador graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – 1982. Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – 1988. Doutor em História pela UNICAMP – 1994.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2001-2002) e na Universidade de Coimbra (2012-2013).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

Instituição de vínculo: Professor Titular (aposentado) da UFRN e Professor Visitante da UEPB.

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: a construção das sensibilidades e dos sentimentos, como a saudade.

 

 

EVANDRO DOS SANTOS [permanente]

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2006. Mestre em História pela UFRGS – 2009. Doutor em História pela UFRGS – 2014.

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: os processos de escrita da História, acadêmica e/ou erudita, incluindo a produção de memórias e biografias, as trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade e dialogos entre a historiografia, a psicanálise e a ficção.

          

 

HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO [permanente]

 

Formação: Historiador graduado pela UFRN – 2002. Especialista em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo pela UFRN – 2005. Mestre em História pela UFRN – 2007. Doutor em História pela UFPE – 2013.
Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).
Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: Trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade; história da família nos sertões; história e genealogia envolvendo pessoas de qualidade branca, preta/negra, "mestiça", parda, mulata, cabra, curiboca e cabocla; processos de territorialização de espaços sertanejos, seus agentes e instituições envolvidas.

 

JAILMA MARIA DE LIMA [permanente]

Formação: Historiadora graduada pela UFRN – 1996. Mestra em Arqueologia pela UFPE – 2005. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – 2010.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2015-2016).

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: diferentes formas de exercício do poder através dos partidos, dos grupos sociais, dos embates e plataformas políticas nos sertões; Educação e cultura popular, a partir de projetos educacionais de alfabetização de jovens e adultos; instituições e políticas públicas de intervenção no espaço e natureza, projetos e obras, frentes de emergência e pobreza.

 

 

JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE [permanente]

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – 2000. Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – 2002. Doutor em Altos Estudos em História pela UC – 2014.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na UFCG (2017-2018).

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: Os processos de escrita da história, acadêmica e/ou erudita; memoria e oralidade; regionalismos e nação; poéticas sertanejas; mitos culturais; cultura luso-brasileira; sertões e moda; História do corpo; ciencia e conhecimento cientifico (agentes); os sertões contemporâneos e sertões conectados.

 

                       

JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE [permanente]

Formação: Historiadora graduada pela UFCG – 2002. Especialista em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo pela UFRN – 2005. Mestra em História pela UFRN – 2007. Doutora em História pela UFPE – 2014.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na UFCG (2919-2020).

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: Educação; meb; instituições (a exemplo da IFOCS) e políticas públicas de intervenção no espaço; História do corpo, da saúde e da doença; e cidades nos Sertões.

 

 

LOURIVAL ANDRADE JUNIOR [permanente]

Formação: Historiador graduado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – 1993. Especialista em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) – 1995. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 2000. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 2008.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015-2016).

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: o universo da cultura religiosa representado em práticas e discursos sobre catolicismo não oficial, milagreiros de cemitério e de rua e religiões com base na matriz afro-indígena-brasileira; as ideias sobre grupos minoritários, como as sociedades ciganas; os sertões como tema recorrente na produção artística, como nas artes cênicas, no audiovisual e na iconografia.

           

           

PAULA REJANE FERNANDES [permanente]

Formação: Historiadora graduada pela UFCG – 2005. Mestra em História pela UFCG – 2009. Doutora em História pela Universidade Federal do Espírito Santo – 2014.

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: os processos de escrita da História, acadêmica e/ou erudita, incluindo a produção de memórias e biografias, as trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade.

 

 

ROSENILSON DA SILVA SANTOS [colaborador]

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 1999; Mestre em História pela UFRN - 2011; Doutor em História Social pela Universidade de Brasília (UnB) - 2020.

Instituição de vínculoProfessor do Departamento de História (DHI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú.

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa IHistória política, Poder Legislativo e os sertões; elites, agentes e partidos políticos nos sertões; espaço, território e sertões; disputas territoriais nos sertões; História e criminalidade nos sertões; História do cotidiano e sertanidades, (século XIX)

 

YURI SIMONINI SOUZA [colaborador]

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 2006; Mestrado em arquitetura e urbanismo pela ufrn - 2010; Doutor em História pela Universidade Federal de minas gerais (UFMG) - 2017.

Instituição de vínculoProfessor do curso de arquitetura e urbanismo - uni-rn, Campus de natal.

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: espaço, território e sertões; natureza e sertões; história  urbana e ambiental urbana; instituições e políticas públicas de intervenção no território; história e tecnologia; cartografia histórica.  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao