Área de Concentração e Linhas de Pesquisa (a partir de 2015)

Área de Concentração: “Enfermagem na Atenção à Saúde”

 

Ao eleger a área de concentração “Enfermagem na atenção à saúde”, o PGENF apoia-se nos saberes teórico-filosóficos e epistemológicos que definem a área de concentração do programa e sustenta seus conceitos principais de: saúde, atenção à saúde, cuidado ao ser humano, enfermagem na atenção à saúde o ensino na pós-graduação.

 

Linha 1 - Enfermagem na vigilância à saúde

Ementa da Linha 1 - Enfermagem na vigilância à saúde: Estudos sobre concepções e práticas de promoção e vigilância da saúde, ambiental, sanitária, saúde mental e do trabalhador, prevenção e controle de doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos em nível individual e coletivo nos diversos níveis de complexidade.

Eixos temáticos: Saúde coletiva e mental; saúde do trabalhador; educação e formação em saúde; doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos; atenção à saúde de grupos específicos no curso da vida. 

 

Linha 2 - Desenvolvimento tecnológico em saúde e enfermagem

Ementa da Linha 2 -Desenvolvimento tecnológico em saúde e enfermagem: Estudos sobre o desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos tecnológicos, metodológicos, procedimentos técnicos, processo de saúde-doença, conceitos e modelos do processo de cuidar, gerenciar e ensinar em saúde e enfermagem nos diversos níveis de complexidade.

Eixos temáticos: Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais; conceitos e modelos de cuidado em enfermagem; sistematização da assistência de enfermagem; aspectos clínicos e epidemiológicos do processo saúde-doença; processo de enfermagem e sistemas de classificação; concepções teóricas, filosóficas e metodológicas em saúde e enfermagem; qualidade de vida; segurança do paciente. 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao