Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL ALVES DO CARMO DIAS RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL ALVES DO CARMO DIAS RAMOS
DATA : 06/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/egv-inwk-xxe
TÍTULO:

“Uma proposta em ensino de história mediada por mídias digitais em um país marcado pelo revisionismo”


PALAVRAS-CHAVES:

Ditadura; Revisionismo; Letramentos; Mídias Digitais; Parnamirim-RN


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Às vesperas de completar 60 anos de sua instauração, a Ditadura Civil-Militar nunca foi tão
analisada nas mídias digitais por grupos da extrema-direita e conservadores como nos últimos
anos. Isso não é uma coincidência. Esses movimentos catapultados nas jornadas de junho de
2013, assumiram expressão máxima nos últimos anos baseado em um projeto revisionista do
passado, transformando a internet em um braço político-ideológico - com páginas, canais e
arrobas - onde as releituras sobre acontecimentos de 1964 a 1985 foram usadas para afirmar e
orientar condutas sociopolíticas de simpatizantes da ultradireita brasileira. Esses ecos foram
claramente observados nas ruas de Parnamirim-RN, onde o diálogo com esse espectro político
transformou a cidade em uma verdadeira “ilha conservadora” no Rio Grande do Norte. Nesta
esteira, a apresentação por parte de alguns alunos(as) de narrativas preenchidas por
revisionismo histórico sobre este evento histórico não tardaram a aparecer nos peculiares
encontros em sala de aula na mesma cidade. Portanto, esta dissertação além de discutir o modus
operandi desses grupos nas mídias digitais, com o foco de análise principal na atuação
revisionista de produções audiovisuais quando o assunto são os tempos arbitrários do século
passado, visa também discutir a importância que o letramento histórico-digital proposto por
pesquisadores como Spinosa (2020) e Silva (2021) possui na contribuição para o
desenvolvimento das habilidades escritoras e leitoras que são fundamentais para a construção
de uma narrativa histórica crítica por parte dos discentes, extrapolando os muros impostos pelo
revisionismo apologético e do negacionismo. Logo, a proposição de uma sequência didática ao
final desta obra pautada em todos os conceitos trabalhados nos três capítulos desta dissertação,
aposta em uma via alternativa de construção histórica sobre os 21 anos de Ditadura mediada
por fontes históricas digitais confrontando a abordagem histórica reinante neste mesmo
ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Externa à Instituição - SONIA MARIA MENESES
Interna - 2527334 - VANESSA SPINOSA
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 13:44
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