“SONS DA RESISTÊNCIA: ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTA POR MEIO DA MÚSICA EM
TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO/RN”
Ensino de História; Relações Étnico-raciais; Educação antirracista; Música
O racismo no Brasil se apresenta de modo estrutural. A música é uma manifestação
cultural que evidencia esse processo. A presente dissertação irá analisar canções com
temática antirracista produzidas entre 1988 e 2023, isto é, entre a promulgação da
Constituição de 1988 e os dias atuais. As canções selecionadas serão analisadas
buscando identificar evidências do racismo estrutural e ao mesmo tempo percebê-las
como forma de resistência contra o racismo. A presente dissertação apresenta
reflexões orientadas pela legislação antirracista vigente no país, principalmente a lei
10.639/03. Esta dissertação também se orienta pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004 e pela Base Nacional Curricular Comum
de 2018. Como parte da metodologia da pesquisa, será utilizada a metodologia de
aula-oficina, aplicação de questionários, execução de músicas e clips musicais para
estimular debates sobre o racismo. O objetivo é promover educação antirracista em
turmas das 2ª séries do Ensino Médio da Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho
em Natal, no Rio Grande do Norte. Como produto solicitado, será proposta a
produção de músicas pelos estudantes e a apresentação em festival em alusão ao Dia
da Consciência Negra.