É preciso fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos: histórias do ensino de
História na escola Municipal Professor Cícero Varela (1975-2020)
Ensino de História; História das disciplinas escolares; Método Histórico.
História do Ensino de História tem sido objeto de estudo desde a década de 80 do
século XX. Em geral, os professores/pesquisadores buscam estudar a história de sua própria
disciplina, e produzem pesquisas que anexam contribuições significativas para um melhor
entendimento do papel desempenhado pela escola. Esta pesquisa de mestrado objetivou,
mobilizar os alunos do 6o ano do Ensino Fundamental na investigação histórica da história do
ensino de História da Escola Municipal Professor Cícero Varela João Câmara R/N, a partir da
operacionalização do método histórico. Compreendendo que esse tipo de abordagem permite
ao educando construir leituras sobre o mundo e sobre a história da disciplina no chão da escola.
Para isso, procurou-se fazer com que os alunos fossem construtores do seu próprio
conhecimento, trabalhando princípios básicos da pesquisa histórica, teóricas e empíricas, pelo
entendimento de que o ensino escolar também produz um conhecimento histórico próprio. Os
procedimentos e estratégias foram direcionados aos alunos via recursos tecnológicos, tendo em
vista o momento de pandemia que estamos enfrentando. O produto deste trabalho é um
memorial da disciplina de História na escola, baseado nas experiências da pesquisa que deve
servir para se abordar a mesma discussão em outras disciplinas por outros pesquisadores
docentes.