“O PATRIMÔNIO
IMATERIAL, AS PRÁTICAS DE RELIGIOSIDADE POPULAR NA PRAÇA
PADRE JOÃO MARIA E O ENSINO DE HISTÓRIA”
Patrimônio Imaterial, religiosidade popular, ensino de História
As discussões em torno do Patrimônio Imaterial na modalidade Ensino Médio, geralmente,
atendem especificidades pontuais, principalmente por ser uma das temáticas que é contemplada
no Exame do Ensino Médio Nacional (ENEM). Algumas inquietações surgiram para que fosse
possível estabelecer uma contextualização significativa entre as situações vivenciadas no
cotidiano desses estudantes e o conceito de Patrimônio Imaterial. Uma dessas situações do
cotidiano que permitiu essa identificação foram as práticas de religiosidade popular na Praça
Padre João Maria. Nesse sentido, com o objetivo de compreender a origem dessa religiosidade
popular, fizemos uma retrospectiva histórica de como as práticas de religiosidade indígena,
africana e/ou afro-brasileira deixaram suas marcas no cotidiano da cultura popular e da
importância desses saberes tradicionais enquanto parte constituinte do acervo do Patrimônio
Imaterial. Concluída essa revisão bibliográfica, apresentaremos os dados coletados mediante a
aplicação de um questionário diagnóstico para identificar os conhecimentos prévios desses
estudantes no que diz respeito às práticas de religiosidade popular. Por último, como produto
dessa dissertação, elaboramos um roteiro de uma história em quadrinhos, que será executada
pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(SEDIS) que tem como finalidade proporcionar aos professores e estudantes da Educação
Básica subsídios para compreender a relação existente entre as práticas de religiosidade popular
e o Patrimônio Imaterial.