Banca de DEFESA: OSVALDO SANTOS FALCÃO

DISCENTE : OSVALDO SANTOS FALCÃO
DATA : 14/02/2019
LOCAL: Sala C4 Setor II N

Formação em direitos humanos no ensino de história: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada

Direitos humanos; Ensino de história; Banalização da violência.

A tortura, banalização da violência e a relativização dos direitos humanos, que se têm evidenciado em nossa sociedade, são fenômenos manifestados continuadamente nas escolas. Apesar da prática não ter sido criada na ditadura militar brasileira (1964-1985), foi a partir desse período que se tornou uma política de estado e sua herança persistente serve para ilustrar a importância de se criar uma cultura em direitos humanos no País. Apesar de ser tarefa multidisciplinar, o ensino da história pode contribuir significativamente para a sua promoção, dadas as suas potencialidades em prol da emancipação.  Neste trabalho, enfatiza-se como o ensino de história pode contribuir para a formação em direitos humanos dos nossos alunos. Pretendeu-se estudar o processo consolidação e evidência dos direitos humanos no Brasil; traçar seu paralelo com a história do ensino de história e a legislação educacional pertinente ao tema e propor formas de atuação para criar uma cultura escolar em direitos humanos.

Presidente - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Interno - 1675519 - SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO