Banca de DEFESA: HALISSON SEABRA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HALISSON SEABRA CARDOSO
DATA : 26/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala C4 - Setor de aula II
TÍTULO:

A escola que eles querem: experiência escolar indígena na comunidade Catu dos Eleotérios (2009 – 2018).


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de História Indígena; Escola indígena diferenciada; Catu dos Eleotérios (RN).


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A Constituição Brasileira de 1988 é clara quando reconhece ao indígena brasileiro seu direito à diferença, isto é, o Estado assegura a ele a garantia de ser e continuar sendo índio. Mas a discrepância entre a lei escrita e a prática cotidiana ainda é uma marca vívida na realidade dos índios do Brasil. Algumas das ameaças que se estendem sobre a autonomia dos povos indígenas brasileiros na construção de sua própria história são as políticas públicas “para índios”, entre elas a educação escolar nas aldeias. A escola, sendo uma instituição externa à realidade histórica das aldeias, pode ameaçar os grupos a quem ela abrange se tornando, como diz Gallois, uma “armadilha para a domesticação de conhecimentos”. Por outro lado, se esta escola for inserida na realidade dos grupos indígenas atendendo suas demandas e respeitando um caráter diferenciado, em que cada comunidade escolhe a escola que quer, esta instituição pode ser uma ferramenta de empoderamento para a autonomia. Pode-se dizer que a análise deve ser feita na abrangência da educação escolar indígena dentro da comunidade que a demanda. Tendo em vista os efeitos desta abrangente política indigenista, esta pesquisa busca analisar o impacto de uma escola indígena em seu potencial caráter diferenciado (específica, intercultural, bilíngue/multilíngue) no desenvolvimento de uma comunidade indígena. A instituição escolhida para tal análise é a escola indígena João Lino na comunidade Catu dos Eleotérios, localizada entre os municípios de Goianinha - RN e Canguaretama – RN. A escola João Lino é a primeira escola indígena diferenciada do estado do Rio Grande Norte, iniciando suas atividades com caráter diferenciado no ano de 2009, quando então, toda uma política didático-pedagógica teve de ser reformulada com o fim de se enquadrar nos dispositivos legais da Educação nacional brasileira para os povos indígenas; neste sentido, justifica-se o recorte temporal desta pesquisa, entre 2009 e 2018, desde o efetivo funcionamento da escola indígena João Lino aos dias atuais. Para consecução desta dissertação, o trabalho será desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2018. Este trabalho será realizado por meio de leituras teóricas e metodológicas com base na “Nova História indígena” e na legislação educacional a respeito, além do acompanhamento da realidade educacional indígena em campo (sala de aula, escola e comunidade), no primeiro semestre de 2018. Por fim, o suporte teórico-metodológico escolhido para o uso da etnografia junto à comunidade potiguara Catu dos Eleotérios será o da descrição densa com base em produção de Clifford Geertz.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON HELY SILVA
Interno - 6350353 - JOSE EVANGELISTA FAGUNDES
Interno - 1879280 - LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
Interno - 1675519 - SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
Notícia cadastrada em: 06/02/2019 14:19
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