Banca de DEFESA: ACÁCIO LEANDRO MACIEL SIMÕES

DISCENTE : ACÁCIO LEANDRO MACIEL SIMÕES
DATA : 07/02/2019
LOCAL: Auditório B CCHLA
Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais.

Ensino de história; consciência histórica; fontes históricas; educação escolar; Fontímetro.

Inserido no campo de pesquisa sobre Ensino de História, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para o aprimoramento da aprendizagem histórica por meio da análise de fontes históricas textuais disponíveis em ambientes digitais. Tal demanda foi identificada através da investigação dos usos que os estudantes da Escola Estadual e Ensino Médio Dr. César Cals, em Fortaleza – CE, fazem da internet em seu cotidiano, especialmente por meio de smartphones. Com a constatação de que os estudantes usam as informações acessadas on-line inclusive para seus estudos, admite-se que a qualificação desse uso deve ser uma das tarefas da

educação escolar. Para tanto, no âmbito do Ensino de História, defende-se que o exercício de procedimentos do fazer do historiador em situações de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de consciências históricas mais ativas (crítica e genética) que passivas (tradicional e exemplar). Nesse sentido, esta dissertação propõe um conjunto de atividades de análise de fontes históricas escritas disponíveis on-line e que estão sistematizadas em um “Fontímetro” – uma ferramenta didática concentrada no exercício e melhoria de habilidades dos estudantes e que pode ser usado combinado aos mais diversos conteúdos históricos.

Interna - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Interna - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Externo à Instituição - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA - UFS