Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EUGENIA DE MEDEIROS FERNANDES

DISCENTE : MARIA EUGENIA DE MEDEIROS FERNANDES
DATA : 27/12/2022
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência: meet.google.com/mnb-gfzt-qwj

Adesão ao Guia Alimentar da População Brasileira: Estudo Brazuca-Natal

Guias alimentares. Práticas alimentares saudáveis. Dieta saudável. Inquéritos alimentares. Consumo alimentar. Adulto. Idoso.

A segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicada em 2014, fornece um paradigma ampliado de alimentação saudável. Inclui recomendações que consideram os aspectos biológicos, sociais, culturais e ambientais relacionados à alimentação. O Guia enfatiza a ampliação da autonomia das pessoas para escolhas alimentares saudáveis. As recomendações do Guia alimentar são baseadas na classificação de alimentos que considera o tipo de processamento (classificação NOVA). Enfatiza o consumo de alimentos in natura ao invés de alimentos ultraprocessados, que contém elevadas quantidades de açúcar, sal e gorduras. Avaliar a adesão da população às suas recomendações é necessário e um desafio. O objetivo deste estudo é analisar as práticas alimentares de adultos e idosos participantes do estudo BRAZUCA (Brazilian Usual Consumption Assessment) Natal, com base nas recomendações do Guia alimentar brasileiro. Trata-se de uma pesquisa transversal, com adultos e idosos do município de Natal/RN, realizada de 2019 a 2020. Foi obtida uma amostra probabilística por conglomerados, em dois estágios (setores censitários e domicílios). Foram utilizados um questionário padronizado na plataforma digital Epicollect 5, contendo dados demográficos e socioeconômicos e uma escala multidimensional para mensuração da adesão às práticas alimentares saudáveis, baseada nas recomendações do Guia brasileiro. A escala contém 24 itens, com quatro opções de resposta, obedecendo uma escala Likert: discordo fortemente; discordo; concordo; concordo fortemente. O escore final pode variar de 0 a 72 e ser classificado como baixa adesão (<32 pontos), média adesão (32 a 41 pontos), ou alta adesão ao Guia alimentar brasileiro (>41 pontos). Foi realizada a razão de prevalência e regressão de Poisson para verificar a associação entre a adesão ao Guia e os dados sociodemográficos. Participaram do estudo 411 indivíduos, com média de idade de 54,54 (DP 16,99) anos. A alta adesão ao Guia foi observada em 46% da amostra, com escore médio de 40,2 (8,2), com associação significativa para o sexo feminino (RP=0,92; IC 95% 0,87-0,98), população idosa (RP=0,87; IC 95% 0,83-0,93) e indivíduos que declararam renda per capita mensal ≤1/4 salário-mínimo (RP=1,05; IC 95% 1,01-1,09). Concluímos que ser do sexo feminino e ser idoso são condições que predizem maior adesão ao Guia Alimentar para a População Brasileira, enquanto possuir uma baixa renda per capita prediz menor adesão. É necessário promover a alimentação saudável a partir da disseminação das recomendações do Guia alimentar para adultos e idosos.

Presidente - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Externo ao Programa - ***.187.524-** - DIOGO VALE - IFRN