Apresentação

A Área de Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, criada em 06 de junho de 2011, tem foco no comprometimento amplo com a Alimentação e Nutrição, nos seus aspectos biológicos, clínicos e sociais.

A iniciativa da UFRN em criar o primeiro Mestrado Acadêmico em Nutrição do Rio Grande do Norte, integra o desafio de fortalecer a formação brasileira pós-graduada Stricto sensu no campo científico da Alimentação e Nutrição. Neste cenário, a relevância e o impacto regional de um Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNUT) emergem alinhados à necessidade de formar docentes de ensino superior, além de capacitar profissionais para assistência técnico-científica em órgãos públicos.

O PPGNUT foi aprovado pela da Comissão de Avaliação da área de Nutrição e  Conselho Técnico Científico da Capes - CTC da CAPES, no dia 10 de dezembro de 2013, tendo uma área de concentração - Nutrição e duas linhas de pesquisa: Diagnóstico e intervenção nutricional e Qualidade de alimentos.

A linha de DIAGNÓSTICO DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL abrange: (a) estudos epidemiológicos sobre o estado nutricional e sobre os fatores de risco de doenças crônicas em populações com diferentes características sócio-econômicas e demográficas, (b) estudos experimentais e clínicos com indivíduos sadios ou doentes contemplando intervenções nutricionais e de estilo de vida, o estado nutricional de micronutrientes e (c) genômica nutricional.

A linha QUALIDADE DE ALIMENTOS compreende os projetos que envolvem: (a) aproveitamento e análise de matérias-primas e resíduos; avaliação da qualidade de alimentos processados; (b) obtenção,caracterização e avaliação dos efeitos metabólicos de compostos bioativos, dietas e/ou alimentos; (c) controle higiênico-sanitário de alimentos em processos produtivos comerciais e coletivos.

Os mestres formados na linha de pesquisa Diagnóstico e intervenção nutricional serão qualificados para atuarem com base no entendimento dos estudos epidemiológicos sobre o estado nutricional e sobre fatores de risco de doenças crônicas em indivíduos e populações. Desta forma, estes mestres estarão aptos para propor intervenções nutricionais. Acrescenta-se também a essa qualificação, os conhecimentos específicos sobre micronutrientes e genômica nutricional, elementos que agregam uma atuação diferenciada na resolutividade dos problemas nutricionais.

Os mestres formados na linha de pesquisa de Qualidade de alimentos serão qualificados para atuarem no aproveitamento de recursos alimentares regionais, na avaliação da qualidade de alimentos processados, na caracterização e funcionalidade dos compostos bioativos, das dietas e/ou alimentos; bem como no controle higiênico-sanitário de alimentos.

O corpo docente do PPGNUT é constituído por 12 professores permanentes e 02 colaboradores lotados nos Departamentos de Nutrição, Bioquímica, Farmácia, Análises Clínicas e Toxicológicas e Engenharia Química da UFRN, Natal-RN; Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Santa Cruz-RN e Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, Mossoró-RN.

Ressalta-se, entretanto, que a existência de uma Pós-graduação em Nutrição na UFRN aglutinará uma massa crítica de pesquisadores para desenvolver pesquisas que visam explorar e otimizar o aproveitamento de recursos alimentares regionais, bem como aquelas com foco no diagnóstico e intervenção nutricional de indivíduos e populações. O objetivo do PPGNUT agrega indicadores de responsabilidade social da UFRN que contribuirão para o desenvolvimento e inovação no Rio Grande do Norte, em conformidade com as políticas públicas do país.

E-mail: ppgnut@ccs.ufrn.br

Fone: (84) 3342-2291- Ramal 335

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa26-producao.info.ufrn.br.sigaa26-producao