Banca de DEFESA: SARA SAYONARA DA CRUZ NASCIMENTO

DISCENTE : SARA SAYONARA DA CRUZ NASCIMENTO
DATA : 30/03/2021
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência

Mecanismos de ação de agentes anti-inflamatórios no tecido adiposo

Inflamação; tecido adiposo; obesidade; revisão sistemática

A obesidade é caracterizada por uma expansão da massa de tecido adiposo e alterações em sua distribuição no corpo, sendo associada a uma elevação crônica das concentrações circulantes de mediadores inflamatórios. Os agentes anti-inflamatórios apresentam-se como uma alternativa de tratamento para a obesidade, sendo testados em modelos animais e humanos. Entretanto, a falta de agentes eficazes aponta a necessidade de avaliar os mecanismos e identificar alvos terapêuticos mais eficazes. O presente trabalho objetivou reunir estudos semelhantes publicados na literatura, por meio de uma revisão sistemática, visando responder a seguinte pergunta: “Quais são os mecanismos de ação de agentes anti-inflamatórios no tecido adiposo?”. Além de avaliar por meio de evidências em um estudo secundário, novas alternativas de vias de tratamento focadas na inflamação, e comuns na obesidade e suas conformidades. Para isso, inicialmente, foi elaborado e registrado no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO) um protocolo de obtenção de revisão sistemática, visando nortear o estudo secundário. Desta forma, itens de relatório preferidos para revisão sistemática e protocolos de meta-análise (PRISMA-P) foram utilizados para delinear o protocolo e PRISMA para a revisão sistemática e meta-análise. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de elegibilidade conforme o PICOS (população, intervenções, controle, resultados e tipo de estudo). As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram PubMed, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, BVS e EMBASE. Foram incluídos estudos experimentais realizados em ratos e camundongos com grupo controle que descreveram o tratamento com anti-inflamatórios (fármacos, nutracêuticos, compostos bioativos, entre outros) em qualquer frequência, horário e dose. Os artigos foram selecionados, e os dados foram extraídos por três revisores independentes. A avaliação da qualidade metodológica de cada pesquisa foi realizada por meio da ferramenta SYRCLE. O protocolo de revisão foi registrado no PROSPERO sob número: CRD42020182897 e publicado em periódico científico. Inicialmente foram selecionados 1263 artigos, sendo ao final da busca 27 elegíveis para a revisão. Entre as classes dos agentes anti-inflamatórios, foram identificados 6 fármacos, 18 compostos naturais e 3 compostos sintéticos. Diante dos estudos, pode-se inferir que grande parte dos compostos bioativos, fármacos e compostos sintéticos atuam em vias metabólicas que culminam, principalmente, na redução da expressão de citocinas inflamatórias, o que favorece uma redução da infiltração de macrófagos no tecido adiposo branco e provocam processo de polarização de macrófagos do tipo M1 para M2. Pode-se notar que, inúmeras vias inflamatórias se sobrepõem para explicar o mecanismo de ação desses compostos naturais e sintéticos e medicamentos. Diante da heterogeneidade dos dados não houve agrupamento e não foi possível a realização da meta-análise. Dessa forma, o artigo esclarece e sistematiza os mecanismos desses compostos e medicamentos no tecido adiposo, sendo de grande relevância e gerando informações para possíveis pesquisas futuras sobre essas vias, visando o tratamento mais eficaz da inflamação na obesidade.

Presidente - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externa ao Programa - 2665457 - GIDYENNE CHRISTINE BANDEIRA SILVA DE MEDEIROS