Banca de DEFESA: KAREN DOS SANTOS BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAREN DOS SANTOS BARROS
DATA : 29/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 7 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN
TÍTULO:

Manteiga de bati (Ouratea parviflora): caracterização físico-química e utilização como substrato para produção de lipase por Aspergillus terreus em fermentação semi-sólida.


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade enzimática; Fungo filamentoso; Manteiga vegetal; Ácidos graxos; Minerais.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

As lipases são enzimas pertencente a uma classe de hidrolases que catalisam a quebra de triacilgliceróis, gerando ácidos graxos livres. As fontes vegetais que apresentam maior interesse como substrato para a produção de lipase são as que contém triacilgliceróis de cadeia longa, neste contexto tem-se a manteiga de bati produzida a partir da Ouratea parviflora como uma alternativa para a produção de lipase. O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial da manteiga de bati (Ouratea parviflora) como substrato para produção de lipase por Aspergillus terreus em fermentação semi-sólida. Foram realizadas as análises de composição dos ácidos graxos e de minerais, caracterização físico-química da manteiga de bati e utilização desta como substrato indutor para produção de lipase em duas temperaturas diferentes (25ºC e 35ºC) durante 196h de fermentação. A contagem de esporos foi realizada em todo o período de fermentação. O extrato bruto enzimático foi avaliado frente a diferentes pH, temperaturas e ação de compostos ativadores e inibidores. A manteiga apresentou grande concentração de ácidos graxos de cadeia longa (C14 – C24). Destaca-se a identificação do manganês (12,7mg/g), cálcio (7,7mg/g), sódio (6,7mg/g) e magnésio (5,4mg/g), além da presença, em menor concentração, do ferro (1,1mg/g) e cobre (0,04mg/g) que exercem efeito catalítico na oxidação lipídica. Quanto as características físico-químicas foi evidenciado elevado índice de acidez (20,76 mg KOHg-1) e peróxido (16,03 mEqkg-1) e baixa umidade (1,29 %). Independente da temperatura de incubação, a contagem de esporos do Aspergillus terreus foi semelhante e crescente durante todo o período de incubação (196h). Porém, a maior atividade enzimática foi de 212,6 U/g, produzida no período de 120 horas a 35°C.  O extrato bruto enzimático apresentou melhor atividade relativa na temperatura de 37ºC e pH 9. O β-mercaptanol aumentou significativamente a atividade relativa da enzima. Os demais compostos diminuíram a atividade relativa da enzima, com destaque para o SDS que inativou a enzima. Diante dos resultados encontrados afirma-se que a manteiga de bati foi um substrato indutor para produção de lipase por fermentação semi-sólida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JAILANE DE SOUZA AQUINO - UFPB
Presidente - 3211846 - KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 08/11/2018 10:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao