Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MONTENEGRO BARBOSA

DISCENTE : FERNANDA MONTENEGRO BARBOSA
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Nutrição (1º andar) - DNUT/UFRN

Faça o que eu digo ou faça o que eu faço? Avaliação das Boas Práticas de manipulação em unidades de alimentação hospitalares.

Manipulação de alimentos; segurança alimentar; higiene alimentar.

O cumprimento das boas práticas de manipulação é essencial para a garantia da qualidade na produção de refeições. As Unidades de Alimentação e Nutrição de Hospitais Universitários (UANHU) merecem especial atenção em virtude da vulnerabilidade da clientela assistida e por serem cenários de formação para profissionais de saúde de diversas áreas de atuação. Assim, este estudo buscou avaliar a produção de refeições em UANHU no que se refere às Condições Higienicossanitárias (CHS), como também, o conhecimento dos manipuladores de alimentos sobre itens previstos na legislação sanitária vigente referente às boas práticas para serviços de alimentação. Para avaliar o conhecimento dos manipuladores, assim como suas práticas autorreferidas utilizou-se uma lista de verificação baseada na legislação sanitária vigente. Foram realizadas análises microbiológicas de utensílios e superfícies de manipulação de alimentos. Os dados foram coletados nos 3 hospitais que fazem parte do complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O “conhecimento” e às “práticas autorreferidas” dos manipuladores avaliados, alcançaram percentuais de acerto satisfatórios em relação à segurança dos alimentos 77,22% e 78,14%, respectivamente. Observou-se que o Conhecimento dos manipuladores apresentou correlação positiva significativa (p<0,05) com suas práticas autorreferidas. Não houve associação entre os dados sócio demográficos e o Conhecimento dos manipuladores, porém, no que diz respeito às práticas autorreferidas observou-se a associação desta com tempo de treinamento (p<0,05). A aplicação da lista de verificação nas UANHU demonstrou que as mesmas apresentam adequação média de 60,94% no que diz respeito às boas práticas de manipulação classificando as unidades como regulares. Os resultados das análises microbiológicas realizadas nas superfícies de manipulação demonstraram que 66,67% apresentaram contaminação expressiva de Mesófilos, classificando-se como em condições higiênicas insatisfatórias. A presença de Coliformes a 45ºC foi identificada em 47,92% das superfícies, sinalizando condições sanitárias deficientes. Diante do exposto, se torna evidente a necessidade de se trabalhar na motivação dos manipuladores de alimentos das UANHU de forma encorajá-los a praticar os conhecimentos referentes à manipulação segura de alimentos que demonstraram saber na teoria.

Presidente - 2373959 - LARISSA MONT ALVERNE JUCA SEABRA
Externo ao Programa - 1610982 - PRISCILLA MOURA ROLIM MADEIRA
Externo ao Programa - 2275877 - THAIS SOUZA PASSOS
Notícia cadastrada em: 17/08/2018 11:09