Banca de DEFESA: MICAELA DA SILVA PAULA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICAELA DA SILVA PAULA DAMASCENO
DATA : 27/10/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de aula 01 do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC/UFRN
TÍTULO:

Efeito do cozimento associado ao aditivo fosfato no rendimento e qualidade físico-química do camarão branco do Pacífico (Litopenaeus vannamei) descascado.


PALAVRAS-CHAVES:

Controle de qualidade, crustáceos e aditivos alimentares.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O processo do cozimento do pescado reduz o rendimento, causando perdas econômicas e de qualidade no produto. O aditivo fosfato tem sido utilizado em produtos de pescado para aumentar a retenção de água, reduzir as perdas no rendimento e por fim melhorar sua qualidade final. A avaliação da associação do uso do aditivo alimentar fosfato como pré-tratamento ao processo de cozimento do camarão Litopenaeus vannamei descascado em uma indústria de beneficiamento, foi realizada examinando-se os efeitos de diferentes tipos de fosfato (tripolifosfato de sódio - TPF e mistura de fosfatos – Blend formulada com difosfato tetrassódio, difosfato tetrapotássio, trifosfato pentassódio e trifosfato pentapotássio), concentração do aditivo (3 e 5%) e tempo de contato (por imersão, 30 e 60 min) sobre o rendimento (ganho e perda de peso) e a qualidade físico-química do camarão. As amostras imersas em água (30 e 60 min) foram consideradas como controle. As análises laboratoriais (capacidade de retenção de água, umidade, proteína, textura, cor e pH) foram realizadas após o cozimento e após o descongelamento. As análises de fosfato e sódio foram realizadas apenas após o descongelamento. O uso do aditivo fosfato mostrou efeito satisfatório na redução da perda de peso e no aumento da capacidade de retenção de água da carne de camarão, quando comparado as amostras controle (tratadas com água). A eficácia do fosfato nas propriedades de retenção de água reflete em melhoria da qualidade do produto e depende do tipo, da concentração do aditivo e do tempo de contato. O tratamento com TPF e Blend (5% por 60 minutos) apresentou fosfato residual acima do limite legal permitido (1%) e esse último tratamento também apresentou pH acima do permitido (7,85). Os resultados indicaram o alto potencial de uso de fosfato antes do cozimento em situações reais de produção para melhorar a qualidade do produto (camarão cozido), desde que esteja de acordo com a legislação vigente que rege cada país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122.521.288-01 - ALEX AUGUSTO GONÇALVES - UFERSA
Interno - 3211846 - KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO
Externo à Instituição - KAROLINE MIKAELLE DE PAIVA SOARES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 11/10/2017 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao