Banca de DEFESA: SÉPHORA LOUYSE SILVA DE AQUINO

DISCENTE : SÉPHORA LOUYSE SILVA DE AQUINO
DATA : 22/11/2016
LOCAL: Sala RUTE (3º andar) do setor administrativo do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL/UFRN.

Influência da variação sazonal no status de 25-hidroxivitamina D de adultos com síndrome metabólica de uma região do Brasil com elevados índices de radiação ultravioleta.

Síndrome metabólica; vitamina D; exposição à luz solar; índice ultravioleta e variação sazonal.

O risco de Síndrome Metabólica pode ser influenciado pelo status inadequado de vitamina D, sendo a exposição à luz solar a principal fonte externa de vitamina D. O objetivo do estudo foi avaliar a influência das estações do ano no status de 25-hidroxivitamina D (25OHD) de indivíduos com síndrome metabólica. Estudo transversal desenvolvido com 180 indivíduos adultos e idosos com idade entre 18-80 anos, ambos os sexos, com diagnóstico de síndrome metabólica, segundo os critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III (NCEP-ATP III). Foi considerada como variável dependente a concentração de 25OHD; e como variáveis independentes: idade, sexo, cor da pele, uso de filtro solar, fototipo de pele, escore de exposição solar, índice de radiação ultravioleta (IRUV), localização geográfica, estações do ano, índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril (RCQ), circunferência da cintura (CC), paratormônio (PTH), cálcio total sérico, além do cálcio e vitamina D da dieta. Potenciais preditores para a magnitude do status de 25OHD foram investigados por meio de 16 modelos de regressão linear univariado, e sete modelos de regressão múltipla. Foram estabelecidas medidas de associação e correlação. O nível de significância adotado foi de 5%. O status de 25OHD foi significativamente diferente entre inverno e verão (P=0,017). A média de 25OHD indicou insuficiência no inverno (25,89ng/mL+7,61) e suficiência no verão (31,81ng/mL+10,22), com aumento de 5,59ng/mL no verão. No modelo de regressão linear simples, a concentração de 25OHD, associou-se significativamente com o verão (P=0,003), de modo que a variável estação do ano explicou 4,2% da variabilidade do status de 25OHD. O escore de exposição solar foi significativamente associado com a concentração de 25OHD (P=0,008), explicando 3,4% da variabilidade. No modelo de regressão múltipla, sexo (P=0,027), RCQ (P=0,027), escore de exposição solar (P=0,006) e inverno vs. verão (P=0,004), explicaram 10,4% da variação da concentração de 25OHD. Os homens tiveram a concentração de 25OHD 3,71ng/mL maior do que as mulheres. O aumento de 1,0 unidade no escore de exposição solar, resultou no acréscimo de aproximadamente 0,16ng/mL na concentração de 25OHD. A RCQ teve associação inversa com a concentração de 25OHD. A estação do ano verão e a exposição solar influenciaram no status de 25OHD dos indivíduos com síndrome metabólica residentes de uma região do Brasil com elevados índices de radiação ultravioleta, com concentrações de 25OHD mais elevadas no verão do que no inverno.

Interno - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Presidente - 349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA
Externo à Instituição - LÍGIA ARAÚJO MARTINI - USP
Notícia cadastrada em: 18/10/2016 12:06