Banca de DEFESA: PATRICK CESAR ALVES TERREMATTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK CESAR ALVES TERREMATTE
DATA: 03/06/2013
HORA: 10:00
LOCAL: sala de reuniões DIMAp
TÍTULO:

A INTEGRAÇÃO DO TUTORIAL INTERATIVO TRYLOGIC VIA IMS LEARNING TOOLS INTEROPERABILITY: CONSTRUINDO UMA INFRAESTRUTURA PARA O ENSINO DE LÓGICA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE DEMONSTRAÇÃO E REFUTAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Tutorial Interativo. Ensino de Lógica. Lógica.


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A disciplina de Lógica representa um desafio tanto para docentes como para discentes, o que em muitos casos resulta em reprovações e desistências. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos está a sobrecarga da capacidade cognitiva para compreender os conceitos lógicos de forma relevante. Neste sentido, as ferramentas computacionais de aprendizagem são recursos que auxiliam a redução de cenários de sobrecarga cognitiva, como também permitem a experiência prática de conceitos teóricos. O presente trabalho propõe uma tutorial interativo chamado TryLogic, visando ao ensino da tarefa de Demonstração ou Refutação de conjecturas lógicas. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida a partir da arquitetura do TryOcaml através do suporte de comunicação da interface web ProofWeb para acessar o assistente de demonstração de teoremas Coq. Os objetivos do TryLogic  são: (1) Apresentar um conjunto de lições para aplicar estratégias heurísticas de análise de problemas em Lógica Proposicional; (2) Organizar em passo-a-passo a exposição dos conteúdos de Dedução Natural e Semântica Proposicional de forma sequencial; e (3) Fornecer aos alunos tarefas interativas. O presente trabalho propõe também apresentar a nossa implementação de um sistema formal de refutação; descrever a integração de nossa infraestrutura com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle através da especificação IMS Learning Tools Interoperability; apresentar o Gerador de Conjecturas de tarefas de Demonstração e Refutação e, por fim, avaliar a experiência da aprendizagem de alunos de Lógica através da aplicação da tarefa de DxR em associação à utilização do TryLogic.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1517271 - JOAO MARCOS DE ALMEIDA
Interno - 1356585 - LEONARDO CUNHA DE MIRANDA
Interno - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Externo à Instituição - EDWARD HERMANN HAEUSLER - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 14/05/2013 07:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao