O Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte iniciou suas atividades com um curso de mestrado em 1995. Seu objetivo principal é a formação de profissionais de alto nível na área de computação, tanto para o ensino superior como para a pesquisa. O curso foi resultado de um processo de capacitação docente iniciado pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada em 1987.
Em dezembro de 1998, obteve a recomendação da CAPES, com o conceito inicial de 3.
A fim de melhorar o seu conceito a partir do triênio 2004, foram estabelecidas diversas regras, visando alcançar as exigências de qualidade do MEC, como a diminuição do tempo máximo de conclusão e o credenciamento anual dos docentes.
No primeiro semestre de 2007, o Programa submeteu à CAPES um projeto de Curso de Doutorado em Ciência da Computação. O projeto foi aprovado na 97a reunião do Comitê Técnico e Científico da CAPES, com o conceito 4. As atividades do Curso de Doutorado iniciaram em fevereiro de 2008. Em outubro de 2007, como resultado da avaliação do triênio 2004-2006, o PPgSC/UFRN recebeu conceito 4.
Durante dois triênios (2004-2006 e 2007-2009) o Programa recebeu o conceito 4, tendo sido, em ambas oportunidades, destacado nos Relatórios do Comitê de Área da Ciência da Computação que o PPgSC possui índices compatíveis com programas de nível 5. O conceito 5 foi concedido ao PPgSC na avaliação trienal 2010-2012.
ALGORITMOS EXPERIMENTAIS
Docentes:
Elizabeth Ferreira Gouvêa Goldbarg
Silvia Maria Diniz Monteiro Maia
A linha de pesquisa de Algoritmos Experimentais tem por objetivo desenvolver algoritmos para problemas reais com dois focos principais: desenvolvimento de heurísticas e solução de problemas reais que possam ser modelados como problemas de Otimização Combinatória com um ou mais objetivos. No primeiro foco são contempladas as iniciativas de aperfeiçoamento de técnicas para a solução de problemas de programação inteira (programação 0/1), desenvolvimento de meta-heurísticas e algoritmos híbridos. Dentre as meta-heurísticas são abordadas técnicas de Computação Evolucionária, Busca Tabu, Busca em Vizinhança Variável, Greedy Randomized Adaptive Search Procedure, Colônia de Formigas e Abelhas e Nuvem de Partículas, dentre outras. No segundo foco estão contempladas as iniciativas de aplicação de técnicas algorítmicas para problemas reais NP-difíceis e PSPACE mono-objetivo e multiobjetivo tais como: roteamento de veículos, otimização em redes de infra-estrutura, planejamento do tratamento com radioterapia, otimização para exploração e explotação de petróleo, job schedule, problemas de alocação quadrática, jogos lógicos e problemas em grafos.
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Docentes:
Eduardo Henrique da Silva Aranha
Fernando Marques Figueira Filho
Leonardo Cunha de Miranda
Lyrene Fernandes da Silva
Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues Lucena
Roberta de Souza Coelho
Uirá Kulesza
A linha de pesquisa de Engenharia de Software dedica-se a proposição e avaliação de técnicas,
métodos e ferramentas que abordam problemas relacionados a melhoria da qualidade e
produtividade oriundos do processo de desenvolvimento e evolução de software. Os pesquisadores desta linha atuam nas seguintes áreas: engenharia de requisitos, arquitetura de software, testes de software, engenharia de software experimental, engenharia de linhas de produto de software, design de linguagens e interfaces de usuário, engenharia de sistemas colaborativos.
FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
Docentes:
Benjamin René Callejas Bedregal
Elaine Gouvea Pimentel
João Marcos de Almeida
Regivan Hugo Nunes Santiago
Umberto Rivieccio
A linha de pesquisa Fundamentos da Computação dedica-se à investigação dos fundamentos que regem as várias áreas da Ciência da Computação. A investigação desses fundamentos induz ao maior conhecimento de problemas computacionais e, portanto proporciona uma melhor engenharia das aplicações e de novos paradigmas de computação. Nesse contexto, estamos interessados na modelagem rigorosa de diversos tipos de incertezas e imprecisões presentes em problemas do mundo real e que são a fonte de potenciais aplicações; em lógicas não-clássicas que são motivadas por aspectos presentes em modelos de computação, como por exemplo: tolerância à inconsistência (lógica paraconsistente) em banco de dados, raciocínio aproximado (lógica fuzzy) usado em sistemas especialistas e outras aplicações; em teorias matemáticas úteis à ciência da computação (teoria de ordens parciais, continuidade, etc.); hipercomputabilidade; aplicações de geometria diferencial, discreta e computacional; etc. Outros tópicos abordados no seio do grupo são: criptografia, processamento digital de imagens, linguagens formais, demonstradores automáticos de teoremas, lógica modal, etc.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E MÉTODOS FORMAIS
Docentes:
Carlos Alberto Olarte Vega
Marcel Vinícius Medeiros Oliveira
Martin Alejandro Musicante
Sérgio Queiroz de Medeiros
Umberto Souza da Costa
Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver e aplicar técnicas para aprimorar a
qualidade, produtividade e confiabilidade na produção de artefatos computacionais, tanto em
software quanto em hardware. A abordagem é através de linguagens de programação com
sintaxe e semântica definidas precisamente e de métodos de desenvolvimento rigorosos com um
embasamento matemático.
PROCESSAMENTO GRÁFICO E INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL
Docentes:
Anne Magaly de Paula Canuto
Bruno Motta de Carvalho
Leonardo César Teonacio Bezerra
Marjory Cristiany da Costa Abreu
Essa linha de pesquisa tem como objetivo a formação de recursos humanos de alto nível para contribuir efetivamente no desenvolvimento do conhecimento do estado da arte nas áreas de Processamento Gráfico (Computação Visual) e Inteligência Computacional. Dentre as áreas abordadas, podem-se citar: Aprendizado de Máquina, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Reconstrução de Imagens a partir de Projeções, Biometria e Segurança da Identidade, e Sistemas Multiagentes.
The main objective of this research group is the training of high level human resources to effectively contribute to the development of state of the art in the great areas of Graphics Processing (Visual Computing) and Computational Intelligence. Within the fields of interest, we highlight Machine Learning, Computational Intelligence, Image Processing, Computer Vision, Image Reconstruction from Projections, Biometrics and Identity Security, and Multiagent Systems.
SISTEMAS INTEGRADOS E DISTRIBUÍDOS
Docentes – Sub-área Sist. integrados:
Márcio Eduardo Kreutz
Monica Magalhães Pereira
Docentes – Sub-área Sist. distribuídos:
Augusto José Venâncio Neto (Redes de Computadores)
Everton Ranielly de Sousa Cavalcante
Gibeon Soares de Aquino Júnior
Nélio Alessandro Azevedo Cacho
Roger Kreutz Immich
Thais Vasconcelos Batista (Sistemas Distribuídos)
A linha de pesquisa Sistemas Integrados e Distribuídos envolve as áreas de Sistemas Integrados, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Os temas englobam o estudo e desenvolvimento de técnicas e metodologias para o projeto e aplicação de sistemas integrados, sistemas embarcados, bem como o projeto e desenvolvimento relacionados a redes e sistemas distribuídos. Os pesquisadores desta linha atuam nas seguintes áreas: Computação em Nuvem/borda, IoT, Computação Ubíqua, Computação móvel, Redes de Computadores, Internet do Futuro/5G, Redes móveis, Middleware, Comunicação Distribuída, Projeto de Sistemas de Computação, Sistemas Embarcados, Arquiteturas de Comunicação Intra-chip, Simulação em Hardware, Arquiteturas Reconfiguráveis e Linguagens para Descrição de Hardware.
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento