Banca de DEFESA: EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE
DATA: 31/01/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Cloud Integrator: Uma Plataforma para Composição de Serviços em Ambientes de Computação em Nuvem

 



PALAVRAS-CHAVES:

Computação Orientada a Serviços. Computação em Nuvem. Web Semântica. Composição de serviços Web semânticos. Integração de plataformas de Computação em Nuvem.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

Com o avanço do paradigma de Computação em Nuvem, um único serviço oferecido por uma plataforma de nuvem pode não ser suficiente para satisfazer todos os requisitos da aplicação. Para satisfazer tais requisitos, ao invés de um único serviço, pode ser necessária uma composição que agrega serviços providos por diferentes plataformas de nuvem. A fim de gerar valor agregado para o usuário, essa composição de serviços providos por diferentes plataformas de Computação em Nuvem requer uma solução em termos de integração de plataformas, o que envolve a manipulação de um vasto número de APIs e protocolos não interoperáveis de diferentes provedores. Nesse cenário, este trabalho apresenta o Cloud Integrator, uma plataforma de middleware para composição de serviços providos por diferentes plataformas de Computação em Nuvem que é baseada em SOA (Service-Oriented Architecture) e workflows semânticos, integrando serviços de nuvem de modo transparente e automático. Além de prover um ambiente que facilita o desenvolvimento e a execução de aplicações que utilizam esse tipo de serviço, o Cloud Integrator funciona como um mediador provendo mecanismos para a construção de aplicações através da composição automática e seleção de serviços Web semânticos que consideram metadados acerca dos serviços, como QoS (Quality of Service), preços etc. Neste trabalho, através de estudos de caso de aplicações que utilizam serviços providos por diferentes plataformas de nuvem, a plataforma é avaliada em duas perspectivas, uma quantitativa, que visa endereçar a eficiência dos processos de composição e seleção de serviços realizados e também verificar o desempenho da plataforma, e uma qualitativa, que visa ressaltar os benefícios do uso do Cloud Integrator em cenários de nuvens computacionais heterogêneas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Interno - 1678918 - NELIO ALESSANDRO AZEVEDO CACHO
Externo à Instituição - NOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZ - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 16/11/2012 09:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao