Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE STRAPAÇÃO GUEDES VIANNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE STRAPAÇÃO GUEDES VIANNA
DATA: 19/12/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Uma Abordagem para Análise de Impacto de Mudanças em Linhas de Produto de Software


PALAVRAS-CHAVES:

Linha de Produto de Software; Análise de Impacto de Mudanças; Evolução de Linhas de Produto de Software; Engenharia de Software Automatizada.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Linhas de Produtos de Software (LPS) consiste em um paradigma de desenvolvimento de software, no qual famílias de sistemas compartilham características comuns e tornam explícitas outras características que variam de acordo com o sistema final sendo considerado. Esta abordagem oferece benefícios ao desenvolvimento de software como redução de custos, qualidade do produto final e tempo de desenvolvimento reduzido. Por outro lado, a abordagem impõe desafios para a evolução dos artefatos que determinam a LPS. O tema de evolução de LPS vem sendo abordado em diversos trabalhos, os quais tratam o tema como de grande importância para a área para tratar problemas como: diminuir o esforço das atividades de manutenção e evolução, evitar a inserção de erros colaterais devido a alterações e evitar a erosão arquitetural da LPS. Alguns trabalhos recentes propõem abordagens ferramentais para oferecer suporte a evolução de LPS baseadas em análise de impacto de mudanças e rastreabilidade de artefatos, porém apresentam limitações quanto às análise de impacto de mudanças em variabilidades de granularidade fina e à customização das funcionalidades de análise de  variabilidades. Esta dissertação de mestrado propõe uma abordagem para apoiar o gerenciamento de evolução de uma LPS, permitindo aos seus desenvolvedores armazenar informações úteis relacionadas aos artefatos de uma LPS, bem como prover suporte para a definição de buscas de análise de impacto de mudanças sobre tais artefatos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Interno - 1709820 - ROBERTA DE SOUZA COELHO
Notícia cadastrada em: 27/01/2012 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao