Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO PEREIRA DA SILVA
DATA: 02/12/2011
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp
TÍTULO:

AutoWebS: Um Ambiente para Modelagem e Geração Automática de Serviços Web Semânticos


PALAVRAS-CHAVES:

Serviços Web, Web Semântica, Computação Ubíqua, Ambiente de Modelagem


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

Serviços Web fornecem meios para comunicação de diferentes sistemas de software em diferentes plataformas e tornaram-se um paradigma efetivo da computação distribuída na Internet. Os serviços Web podem ser reutilizados e combinados em uma composição de serviços para atender requisitos de uma aplicação. Entretanto, a ausência de descrições semânticas dos serviços Web torna a composição de serviços uma tarefa difícil, pois os serviços Web apenas possuem informações sintáticas que descrevem suas interfaces. Para resolver este problema, os serviços Web semânticos usam ontologias na definição da semântica dos serviços de forma a proporcionar a automatização da descoberta, publicação, mediação, invocação e composição de serviços.
Porém, as linguagens para criação das ontologias dos serviços Web, como por exemplo, OWL, utilizam construções que não são fáceis de serem entendidas, até mesmo para programadores Web, e as ferramentas existentes que apoiam sua utilização levam aos usuários muitos detalhes que as tornam difíceis de serem manipuladas. Este trabalho apresenta a ferramenta AutoWebs (Automatic Generation of Semantic WeServices) que é baseada em transformações entre modelos para a criação de serviços Web semânticos. AutoWebs oferece um ambiente que integra várias funcionalidades necessárias para modelar, implementar, compilar e fazer o deploy de serviços Web semânticos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1524372 - FLAVIA COIMBRA DELICATO
Interno - 1678918 - NELIO ALESSANDRO AZEVEDO CACHO
Interno - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Externo à Instituição - PAULO DE FIGUEIREDO PIRES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 27/01/2012 10:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao