Banca de DEFESA: ANTONIO COSME DE SOUZA JUNIOR

DISCENTE: ANTONIO COSME DE SOUZA JUNIOR

DATA: 31/01/2011

LOCAL: sala de reuniões do DIMAp

Avaliação do Uso de Smartphones na Interação com as Aplicações da Televisão Digital Brasileira

Interação Humano-Computador, TV Digital, Dispositivos Móveis.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

O Brasil atualmente passa pelo processo da transição da transmissão analógica para a transmissão digital. Essa nova tecnologia, além de disponibilizar uma qualidade altíssima de áudio e vídeo, também possibilita a execução de aplicativos na televisão. Equipamentos chamados conversores digitais são necessários para permitir a recepção desse novo sinal além de criar o ambiente apropriado necessário para a execução desses aplicativos. A princípio a única forma de interagir com esses aplicativos se dá por meio do controle remoto. Entretanto, o controle remoto apresenta graves problemas de usabilidade ao ser utilizado em alguns tipos de aplicações. A partir desse problema, esse trabalho propõe a implementação de recursos de software capazes de permitir que essa interação possa ser realizada com a ajuda de smartphones. Além dessa implementação, é realizado um estudo comparativo entre o uso do controle remoto e do smartphone para promover interação com as aplicações da televisão digital, levando em consideração parâmetros relacionados à usabilidade. Após a análise dos dados coletados por essa comparação é possível identificar qual dispositivo possibilita uma experiência interativa mais interessante aos usuários.

Externo à Instituição - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO - UFPB
Presidente - 1149392 - JAIR CAVALCANTI LEITE
Interno - 1525670 - MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 21/01/2011 09:31