Avaliando uma Nova Metodologia Aplicada ao Ensino de Algoritmos Através da Ferramenta Takkou
Teoria do Aprendizado Significativa, Cognitive Load Theory, Ensino de Algoritmos, Jogos educacionais, Ferramentas aplicadas ao ensino de algoritmos.
Com o passar dos anos, os cursos de computação tornaram-se um dos principais cursos escolhidos pelos pretendentes a uma vaga nas universidades, porém muitos dos recém-ingressos desistem ou reprovam na primeira etapa do curso. Uma das primeiras disciplinas dos cursos de computação, disciplina base para todas as outras, é a disciplina de Algoritmos. Esta disciplina é uma das responsáveis pelo grande número de desistências e reprovações. Por este motivo, nos últimos anos, viu-se uma maior preocupação na forma como esta disciplina é ensinada, e alguns trabalhos surgiram propondo ferramentas que auxiliem, e empolguem ao mesmo tempo e facilitem o ensino e aprendizado de algoritmos. Neste trabalho, o foco é desenvolver uma ferramenta para auxiliar no ensino da disciplina de algoritmos. Diferenciando-se das demais por possuir uma abordagem inspirada em conceitos importantes do ponto de vista da aquisição de conhecimento, além de demonstrar para o aluno que os objetos no mundo real possuem uma relação direta com o comportamento de algoritmos. Através desta ferramenta, pretende-se avaliar o quanto ela pode ser positiva no processo de aprendizado ou não. A ferramenta proposta se apresentará de forma diferenciada, inspirada em conceitos de duas teorias que denotam aspectos importantes do ensino: teoria de Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, e alguns aspectos importantes de aquisição de conhecimento pelo cérebro, proposta pela teoria de Cognitive Load.