Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONIDAS DA SILVA BARBOSA - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LEONIDAS DA SILVA BARBOSA

DATA: 05/08/2010

HORA: 10:00

LOCAL: Setor 3, Bloco D, sala 5

TÍTULO:

Avaliando uma Nova Metodologia Aplicada ao Ensino de Algoritmos Através da Ferramenta Takkou


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria do  Aprendizado Significativa, Cognitive Load Theory, Ensino de Algoritmos, Jogos educacionais, Ferramentas aplicadas ao ensino de algoritmos.


PÁGINAS: 45

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

RESUMO:

Com o passar dos anos, os cursos de computação tornaram-se um dos principais cursos escolhidos pelos pretendentes a uma vaga nas universidades, porém muitos dos recém-ingressos desistem ou reprovam na primeira etapa do curso. Uma das primeiras disciplinas dos cursos de computação, disciplina base para todas as outras, é a disciplina de Algoritmos. Esta disciplina é uma das responsáveis pelo grande número de desistências e reprovações. Por este motivo, nos últimos anos, viu-se uma maior preocupação na forma como esta disciplina é ensinada, e alguns trabalhos surgiram propondo ferramentas que auxiliem, e empolguem ao mesmo tempo e facilitem o ensino e aprendizado de algoritmos. Neste trabalho, o foco é desenvolver uma ferramenta para auxiliar no ensino da disciplina de algoritmos. Diferenciando-se das demais por possuir uma abordagem inspirada em conceitos importantes do ponto de vista da aquisição de conhecimento, além de demonstrar para o aluno que os objetos no mundo real possuem uma relação direta com o comportamento de algoritmos. Através desta ferramenta, pretende-se avaliar o quanto ela pode ser positiva no processo de aprendizado ou não. A ferramenta proposta se apresentará de forma diferenciada, inspirada em conceitos de duas teorias que denotam aspectos importantes do ensino: teoria de Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, e alguns aspectos importantes de aquisição de conhecimento pelo cérebro, proposta pela teoria de Cognitive Load.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Interno - 1171465 - MARCELO FERREIRA SIQUEIRA
Interno - 2497950 - SELAN RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/07/2010 08:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao