Proposta de um Instrumento para Avaliação do Estado de Fluxo em Jogos Digitais
teoria do fluxo, estado de fluxo, medição de fluxo, revisão de literatura
Fluxo é um estado psicológico de experiência ótima de concentração plena e satisfatória em uma atividade. Entrar e permanecer em estado de fluxo pode diferir para cada pessoa, dependendo do nível de proficiência na atividade em mãos, nível de desafio percebido, sensação de controle sobre os resultados da atividade, entre outros fatores. Diante disso, softwares são ferramentas promissoras para a indução de usuários ao estado de fluxo, dado ao potencial para se adaptarem de acordo com preferências dos usuários. Em especial, jogos digitais parecem bastante relacionados ao fluxo, devido ao potencial de jogos em apresentar ambientes favoráveis ao fluxo: imersivos, desafiadores e que permitem que jogadores aperfeiçoem habilidades. Com o propósito de avaliar a experiência ótima, pesquisadores vem investigado e propondo formas de avaliação do estado de fluxo. Esse trabalho tem como propósito propor instrumentos que auxiliem pesquisadores na avaliação da experiência de fluxo em um contexto de jogos. Em um primeiro momento, será investigado a possibilidade de investigar o estado de fluxo através de diferentes sinais fisiológicos, com base em trabalhos da literatura. Em seguida, serão investigados os instrumentos psicométricos previamente propostos na literatura para autoavaliação do estado de fluxo, de forma a investigar se não foi previamente proposto um instrumento adequado para o contexto de jogos em geral. Caso não seja encontrado, será proposto um instrumento inédito, que será validado em experimentos. O estudo contribui para que pesquisadores na área de jogos possam viii ter a instrumentação necessária para examinar a experiência ótima de jogadores em jogos.