Banca de DEFESA: CAMILA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA DE ARAUJO
DATA : 31/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Enriquecendo Descrições de Arquitetura de Software baseada em SysML: Uma Abordagem Orientada a Modelos


PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura de Software, Linguagem de Descrição Arquitetural, Desenvolvimento orientado a Modelos, Verificação Formal, SysADL, pi-ADL.  


PÁGINAS: 95
RESUMO:

A natureza crítica de muitos sistemas complexos de uso intensivo de software requer descrições formais de arquitetura para dar suporte à análise arquitetural automatizada em relação às propriedades de correção. Devido aos desafios de adotar abordagens formais, muitos arquitetos têm preferido usar notações como UML, SysML e seus derivados para descrever a estrutura e o comportamento das arquiteturas de software. No entanto, essas notações semi-formais têm limitações quanto ao suporte à análise arquitetural, principalmente à verificação formal. Este trabalho investiga como oferecer suporte formal a descrições de arquitetura baseadas em SysML para permitir a verificação formal de arquiteturas de software. Como resultado desta pesquisa, a principal contribuição é propor uma abordagem orientada a modelos (MDD) que fornece semântica formal para uma linguagem de arquitetura baseada em SysML, SysADL, por meio de uma transformação contínua das descrições da arquitetura SysADL para as especificações formais correspondentes em PI-ADL, uma linguagem teoricamente bem fundamentada baseada no Pi-calculus de tipo de ordem superior. A implementação da proposta envolve a execução de um processo de 4 fases: (i) transformação modelo-a-modelo (M2M) de modelos SysADL em modelo PI-ADL; (ii) transformação de modelo para texto (M2T) de modelos PI-ADL em código PI-ADL; (iii) geração de arquitetura executável  correspondente e validação da arquitetura; e (iv) verificação de propriedades. O trabalho tem outras contribuições associadas para dar suporte ao processo de 4 fases: (i) uma semântica denotacional para SysADL em função de piadl; (ii) a definição de um processo para suportar a transformação automatizada de modelos SysADL em modelos PI-ADL; (iii) A validação da arquitetura PI-ADL gerada pela transformação MDD para mostrar que está de acordo com a arquitetura original SysADL; e (iv) a verificação de propriedades arquiteturais formais usando rastros de execução. A proposta foi implementada e validada utilizando uma arquitetura de Sistema de Monitoramento de Enchentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Interno - 2316877 - EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE
Interno - 1639701 - MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Externo à Instituição - FLAVIO OQUENDO - UBS
Externo à Instituição - LUCAS BUENO RUAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 21:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao