ELICITAÇÃO COLABORATIVA DE REQUISITOS: UM MÉTODO COM FOCO NO ENGAJAMENTO
Engenharia de Requisitos, Processo de Elicitação de Requisitos, Comunicação, Colaboração, Engajamento
A Engenharia de Requisitos é uma etapa fundamental e importante para alcançar o sucesso de um projeto, pois, além de fornecer meios de atingir metas impostas no projeto, ainda trabalha sua manutenção ao longo do tempo. A Engenharia de Requisitos trabalha em cima do entendimento e da percepção de contextos e particularidades únicas para interpretar as ações ao qual o problema está inserido. Por essa razão, a fase da elicitação de requisitos não pode ser vista apenas como um problema de dimensão tecnológica, uma vez que nesta atividade o contexto social é mais crítico do que na fase de especificação, projeto e programação. Nesse sentido, a comunicação entra como um fator importante a ser levado em consideração durante todo esse processo. Processos colaborativos objetivam tornar a comunicação mais eficiente, entretanto, estudos apontam limitações e dificuldades recorrentes em manter a comunicação clara, sem ambiguidades entre os integrantes da equipe durante o processo de ER. Considerando este problema é possível perceber que a partir da literatura a falta de engajamento dos envolvidos no processo de elicitação de requisitos afeta a comunicação e colaboração da equipe. Além disso, é observado que a Engenharia de Requisitos possui limitações em ferramentas e mecanismos para medir e controlar o nível de engajamento da equipe de software. Uma vez que o engajamento dos envolvidos não consegue ser gerenciado, ele não consegue ser medido. A partir dessa demanda, o objetivo deste trabalho é auxiliar a incorporar o engajamento dos envolvidos no processo de elicitação de requisitos colaborativos através de recursos presentes em ferramentas de gerenciamento de projetos. Para isso, um método de engajamento foi criado a fim de aumentar os níveis de motivação das partes interessadas durante a elicitação de requisitos. O método foi aplicado em duas fases em turmas do curso do Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como resultado podemos observar que o método de engajamento auxiliou a orientar a discussão da elicitação de requisitos, otimizou a comunicação da equipe e a maioria dos alunos se sentiram engajados durante o processo de elicitação.