Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO MAGALHÃES DRUMMOND DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO MAGALHÃES DRUMMOND DIAS
DATA : 16/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Ética nos Sistemas MultiAgente Autônomos


PALAVRAS-CHAVES:

Ética, Sistemas MultiAgente, Inteligência Artificial, Humanidade, Sociedade


PÁGINAS: 153
RESUMO:

No atual momento da humanidade, expressar opinião sobre Ética nos Sistemas MultiAgente Autônomos tornou-se obrigatório dada a evolução dessa tecnologia nos últimos anos. Nosso objetivo será pesquisar o que pode ser feito para tornar o bem público primordial e como utilizar a inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência.

            Observaremos o nível de Autonomia dos sistemas computacionais e suas interações sociais do tipo similar às humanas, como cooperação, coordenação, negociação, etc. Sabemos que por ter livre arbítrio e convívio social, os humanos se enganam desde que a espécie começou. Estaremos nos perguntando se isso já é replicado pelos sistemas computacionais, se temos como detectar o engano da máquina, se elas cometem fraude e como identificar essa atitude.

            Falando numa linguagem simples, em direção aqueles que trabalham, vivem e amam em sociedades das mais diversas, o primordial é observar Ética nessa nova era pós-humana, onde a Inteligência Artificial (IA) será um pilar fundamental para definir se teremos futuro. A tecnologia nos trouxe muito poder e hoje estamos definindo basicamente dois caminhos. No otimista, seremos uma sociedade mais justa e com muito mais tempo para nossa humanidade. No pessimista, caminhamos rapidamente para mais uma extinção em massa no planeta. Na nossa opinião, não importa qual posição na sociedade você ocupa, sinceramente acreditamos que você deveria ter participação ativa nessas decisões.

            Nossa pesquisa propõe foco numa grande junção e parceria das ciências exatas com as ciências humanas e sociais, na proibição total de armas autônomas, na abordagem bottom_up nos Sistemas MultiAgente e na criação ao Agente Severus para termos a IA fiscalizando a IA.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO
Externo ao Programa - 1687186 - FLAVIUS DA LUZ E GORGONIO
Externa ao Programa - 2720574 - KARLIANE MEDEIROS OVIDIO VALE
Notícia cadastrada em: 07/12/2021 14:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao