Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO LEONARDO SOUZA BRIZOLARA

DATA : 08/02/2021

Heterogeneidade em Sistemas de Descoberta: Estudo e Proposta

Descoberta de Serviços, Descoberta de Recursos, Heterogeneidade

Sistemas de descoberta são ferramentas importantes para lidar com o crescente número de dispositivos computacionais, serviços e recursos disponíveis em rede, de modo a permitir a localização e o uso deles, com reduzida ou nenhuma intervenção humana. Esses sistemas têm sido aplicados através de contextos diversos, desde redes de sensores sem fio, redes veiculares e sistemas peer-to-peer, até grids, clusters de alto processamento e sistemas em nuvem. Entretanto, devido à grande variedade nesses ambientes, tem sido desenvolvidas soluções de descoberta para contextos específicos, que são incompatíveis entre si. Para solucionar esse problema, se torna necessário o desenvolvimento de soluções capazes de se adaptar a esses diferentes contextos ou de integrar sistemas de descoberta distintos. Isso requer, por sua vez, conhecer os aspectos de projeto relevantes para esses sistemas e de que forma variam, bem como quais os fatores do contexto e das aplicações que os afetam. Dessa forma, este trabalho busca mapear o espaço de projeto dos sistemas de descoberta, bem como os requisitos e fatores do contexto que os influenciam, através de uma revisão dos trabalhos da literatura sobre o tema, i.e., descoberta de serviços e recursos. A partir disso, uma visão abrangente dos sistemas de descoberta, seus aspectos de projeto, contextos e requisitos relevantes é apresentada, o que pode contribuir não só com a solução da questão de interoperabilidade, mas também para uma familiarização com a temática ou para auxiliar no desenvolvimento de novas soluções como está sendo proposto nesta pesquisa.

Presidente - 1356585 - LEONARDO CUNHA DE MIRANDA
Interno - 2316877 - EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE