Caixeiro Viajante com Elétrico com Passageiros
Problema do Caixeiro Viajante, Elétrico, Passageiros; Meta-heurística.
O campo de pesquisa da logística tem observado o uso crescente de veículos elétricos com o objetivo de minimizar a emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, trazendo a tona questões como a sustentabilidade e também, a socialização entre as pessoas. O problema aqui abordado, intitulado de Problema do Caixeiro Viajante Elétrico com Passageiros (PCVEP), é um problema de logística que mescla elementos do conhecido Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros (PCVP) e do Problema do Caixeiro Viajante Elétrico com Janela de Tempo (PCVEJT), além de considerar também, alguns diferenciais que dificultam a capacidade de resolução do problema. No PCVEP, além de se determinar a menor rota mediante um conjunto de cidades como no PCV, os custos de deslocamento do motorista são reduzidos através do rateio das despesas, ou seja, mediante o compartilhamento de assentos com os passageiros por meio de ridesharing, assim como no PCVP. Além disso, o PCVEP deve considerar uma bateria para deslocamento, como no PCVEJT, incluindo uma restrição de autonomia para o veículo ante do recarregamento. O recarregamento pode ocorrer somente em algumas localidades que possuam um posto de carga. Quando o carregamento da bateria ocorre, por vários motivos é suposto que o carro não pode estar transportando passageiros.