Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ROLIM LARICCHIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS ROLIM LARICCHIA
DATA : 29/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: A distância
TÍTULO:

Aprovisionamento de Multi-Serviços em Sistemas Smart Grid IoT Cloud: Uma Abordagem Definida por Slicing


PALAVRAS-CHAVES:

Smart grid, cloud slicing, orquestração de slices como serviço, aprovisionamento de multi-serviços.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

As Redes Elétricas Inteligentes (SG, do inglês Smart Grid) são a evolução da rede elétrica do século XX. Sistemas SG provisionam caminho de dupla via entre energia e informação a partir de uma rede automatizada, capaz de realizar balanceamento de cargas e controle do fornecimento de energia. O uso de modernas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos sistemas SG, como o consolidado paradigma da computação em nuvem em conjunto com a Internet das Coisas (IoT) e o poder das redes de quinta Geração (5G), tem dirigido potencialmente esta transformação. Um outro paradigma emergente denominado computação na borda, promete explorar os recursos computacionais disponíveis na borda da IoT, trazendo diversos benefícios como maior agilidade de operação, redução de custos CAPEX/OPEX, taxas de atrasos de comunicação ultra baixos a partir da proximidade com os dispositivos elétricos inteligentes (IED, do inglês Intelligent Electronic Devices). A despeito destes grandes benefícios, a abordagem de computação na borda ainda é pouco explorada no setor de energia.
Esta dissertação parte da tendência das Telco-Cloud, que permitem oferecer recursos sob demanda como fatias isoladas sobre a infraestrutura de telecomunicações compartilhada, ou seja, slicing. Nesta dissertação, é advogado que as concessionárias do setor de energia sigam esta mesma tendência, e se tornem provedoras de serviços de energia em nuvem (denominado IoSGT-Cloud, do inglês Internet of Smart Grid Things Cloud), na perspectiva de ampliar seu catálogo de serviços a níveis sem precedentes, e permitir novos serviços e modelos de negócios.
As principais contribuições desta dissertação são: (i) proposta de uma arquitetura de referência IoSGT-Cloud voltada para o oferecimento de Cloud Slices como serviço; (ii) elaboração de uma plataforma IoSGT-Cloud voltada para orquestração e gerenciamento das slices na infraestrutura adjacente; e, (iii) implementação da plataforma proposta em um protótipo laboratorial, bem como realização de prova de conceito e aferição de viabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1699087 - AUGUSTO JOSE VENANCIO NETO
Externo ao Programa - 3139050 - ROGER KREUTZ IMMICH
Externo à Instituição - DENIS LIMA DO ROSÁRIO - UFPA
Notícia cadastrada em: 21/07/2020 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao