Integração de Dispositivos Elétricos Inteligentes de Abordagem Legada em Sistemas Smart Grid Baseados na IoT
Smart Grid. IEDs Legados. Computação em Nuvem. Computação na Borda. IoT.
A evolução das Redes Elétricas Inteligentes (do inglês Smart Grid) rumo a Internet da Coisas (IoT) é entendida com uma evolução do sistema elétrico atual, além de ser uma tendência natural que prevê uma enorme importância no que diz respeito às infraestruturas críticas elétricas de todos os países. A atualização dos sistemas Smart Grid para o contexto da IoT trará potencialmente as bases para alcançar benefícios futuros, permitindo que novas oportunidades do mercado de Smart Grid surjam e agreguem valor por meio de inovações inteligentes, e também garantindo maior confiabilidade e eficiência energética, que pode levar a reduções do custo de produção e manutenção dos sistemas ao mesmo tempo.
O passo fundamental que está por trás da atualização dos sistemas Smart Grid definidos pela IoT está na necessidade de adaptar a infraestrutura da Smart Grid por uma camada digital, para torná-la compatível com o paradigma da IoT. Para que isso seja possível faz-se necessário o uso de tecnologias emergentes, tais como, 5G, computação em nuvem e a computação na borda.
Nesse contexto, a interoperabilidade entre os sistemas e os dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs) legados utilizados pela Smart Grid tornou-se uma questão importante, visto que cada fabricante pode adotar um padrão diferente, as distribuidoras de energia já possuem seus sistemas consolidados e qualquer mudança neste equilíbrio afeta diretamente a infraestrutura do sistema.
Assim, este trabalho tem como objetivo propor uma solução que permita a integração dos dispositivos eletrônicos inteligentes legados em um ambiente Smart Grid baseados na IoT, permitindo a inclusão de múltiplos IEDs a um ambiente escalável e flexível possibilitado pelo ecossistema SG-Cloud-IoT, apresentado neste trabalho.