Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL OLIVEIRA DE ARAÚJO

DISCENTE : WENDELL OLIVEIRA DE ARAÚJO
DATA : 02/02/2018
LOCAL: CIVT/IMD Sala B204

Geração procedural de conteúdo baseada em gramática para jogos educativos

Geração Procedural de Conteúdo, Jogos Educativos, Geração de Fases

O desenvolvimento de jogos digitais educativos tem se mostrado uma grande área de pesquisa que vem aumentando com o decorrer dos anos em todo o cenário internacional. Esse fato tem se dado pelo potencial que os jogos têm de diversão, imersão e estímulo à aprendizagem de maneira natural e personalizada. Dessa forma, um dos grandes desafios encontrados nessa área é o da criação de jogos que atendam aos conteúdos propostos para serem ensinados ou praticados. Assim, a geração procedural de conteúdo tem se apresentado como uma área que pode auxiliar do desenvolvimento de jogos educativos. A geração procedural de conteúdo (PCG) trata-se da criação de conteúdo por meio de algoritmos sendo alguns deles como criação de texturas, sons, objetos e no contexto deste trabalho a geração de fases. Assim, a PCG contribui para a criação de novas fases sem que haja a necessidade de um designer criar todo o level design para uma fase do jogo. Com isso, a pesquisa busca fazer uso das técnicas de PCG para a criação de fases de jogos educativos, criando fases que para a sua conclusão seja necessário atingir um objetivo pedagógico também criado pela PCG de um determinado assunto. Assim, propomos uma abordagem de geração em três etapas: (i) geração inicial da fase (somente chãos e paredes); (ii) A geração de um objetivo pedagógico na fase; (iii) completar o restante da fase com inimigos e elementos de cenário.Deste modo, ela pode ser utilizada para criar diferentes desafios e cenários para que um aluno possa praticar determinado conteúdo, visto que sempre que um desafio é concluído, um novo desafio pode ser gerado para o aluno. Dessa forma, está sendo utilizado a geração procedural de conteúdo baseada em gramática, na qual podemos definir as regras a serem utilizadas durante a criação do contéudo. Portanto, buscamos verificar se a técnica baseada em gramática em conjunto com a abordagem proposta auxilia na geração dos conteúdos e as cria de maneira eficaz, avaliando sua qualidade e funcionalidades com alunos do ensino fundamental.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Externo ao Programa - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Notícia cadastrada em: 25/01/2018 10:26