Banca de DEFESA: HELBER WAGNER DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELBER WAGNER DA SILVA
DATA : 29/11/2017
LOCAL: Auditório NPITI

Um Arcabouço Cross-Layer para Controle de Sessões Multiusuário com Alta Demanda de Recursos em Redes IoT Softwarizadas

Redes IoT Softwarizadas, Aplicações de Missão Crítica, Controle Cross-layer Multiusuário.

As aplicações de missão crítica (AMC) representam um dos casos de uso mais promissores da Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things – IoT) ao prometer impactos em áreas vitais, como videovigilância inteligente em ambientes com alta densidade humana, tráfego de veículos autônomos com segurança, cirurgia remota com precisão, dentre muitas outras. As AMC devem explorar o conteúdo disponibilizado por plataformas IoT em cenários de rede IoT softwarizada (IoTS), que nesta tese representa um sistema IoT executando sobre uma infraestrutura de rede cuja arquitetura inclui substrato de rede definida por software para permitir a flexibilidade nas operações de controle. Entretanto, as AMC possuem fortes requisitos de Qualidade de Serviço (do inglês, Quality of Service - QoS), tais como latência, jitter e perdas, além da alta demanda por recursos de rede (e.g., processamento em nós, caminhos e largura de banda nos enlaces) que precisam ser assegurados pela IoTS para garantir eficiência e precisão. A variabilidade e a dinamicidade de requisitos dos serviços nesse cenário são muito elevadas, que podem ir desde a coleta de dados escalares (e.g., sensores ambientais, etc.) até o processamento digital de multimídia (e.g., vídeo e áudio) em tempo real. Nesse cenário de IoTS com AMC sensível a QoS, torna-se necessário um plano de controle que tenha capacidade de prover um serviço de transporte mais refinado com qualidade garantida, de forma otimizada e autônoma. Esta tese vai além do estado da arte ao definir um arcabouço holístico para o controle de sessões multiusuários (agregando múltiplas AMC compartilhando conteúdo de uma plataforma IoT) altamente sensíveis a qualidade em uma IoTS, com métodos refinados para orquestração auto-organizada, controle e gestão de recursos orientados a QoS. O arcabouço, chamado CLASSICO (Cross-LAyer SDN SessIon COntrol), permite acoplar a variabilidade e a dinamicidade da IoTS, alocando dinamicamente recursos para satisfazer requisitos das AMC em termos de largura de banda elevada e latências muito baixas durante todo o tempo de duração da sessão, alavancando substrato das Redes Definidas por Software (do inglês, Software Defined Networks - SDN) para flexibilidade e modularidade. Para alcançar esses objetivos, CLASSICO define um plano de controle cross-layer integrado à IoTS que considera os parâmetros do conteúdo (ao nível de aplicação) requerido pelas AMC para construir e manter sessões multiusuários orientadas a QoS, e induz uma IoTS multiusuário otimizada através do transporte baseado em grupos (ao nível de rede), buscando ao mesmo tempo aumentar a escalabilidade do sistema IoT. Para validação, CLASSICO foi prototipado e avaliado em um testbed real em um caso de uso de vídeo. Os resultados da avaliação revelam os ganhos de CLASSICO em termos de QoS e Qualidade de Experiência (do inglês, Quality of Experience - QoE), em comparação a uma solução baseada em SDN Multicast.

Externo à Instituição - ANTÔNIO ALFREDO FERREIRA LOUREIRO - UFMG
Presidente - 1699087 - AUGUSTO JOSE VENANCIO NETO