Banca de DEFESA: ROBSON PAULO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBSON PAULO DA SILVA
DATA : 26/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: B307
TÍTULO:

MODELO DE RASTREABILIDADE DE REQUISITOS APLICADA A GESTÃO DE PROJETOS EM MÉTODOS ÁGEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Rastreabilidade de Requisitos, Métodos Ágeis, Modelos de Referência, Projetos de Software


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Métodos ágeis tornaram-se uma forma de desenvolvimento predominante, sendo praticados em larga escala na indústria  e objeto de grande interesse científico pela comunidade acadêmica. Apesar de suas muitas qualidades reconhecidas pelos praticantes e pela academia, existem alguns pontos de fraqueza em que os Métodos Ágeis poderiam se beneficiar de soluções mais conservadoras, provenientes de métodos mais tradicionais. Neste sentido temos, por exemplo, situações em que ocorra a perda da memória coletiva devido à alta rotatividade de pessoal, ou a mudança do desenvolvimento de onshore para offshore.

Uma das praticas em métodos tradicionais que pode trazer benefícios para os processos ágeis  é o emprego da Rastreabilidade para apoiar a gestão de projetos em  Métodos Ágeis. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de referência de rastreabilidade para gestão de projetos em Métodos Ágeis e mostrar como aplica-lo em um contexto real. Para construir este modelo foi feita uma revisão da literatura, na qual foram buscadas entidades de referência que representam conceitos, necessidades de informação, reconhecidos pela comunidade científica como importantes para a rastreabilidade de requisitos, além daqueles relacionados a projetos ágeis. Estes conceitos foram empregados na construção de um modelo de referência de rastreabilidade cuja utilidade foi avaliada na extração de informações de gestão de projetos de software de uma grande corporação. Estas informações foram usadas para identificar problemas tais como: falta de testes; inconsistências na instanciação dos processos; deficiências na gestão dos projetos e; incoerências entre as Histórias de Usuário e seus detalhamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Interno - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Interno - 1754430 - LYRENE FERNANDES DA SILVA
Externo à Instituição - GILBERTO CYSNEIROS FILHO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 16/08/2016 11:12
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao