Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO REIS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: THIAGO REIS DA SILVA
DATA: 23/05/2016
LOCAL: Sala B307 do IMD

Investigando o Uso de Aulas On-line de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico

A introdução de atividades ou mesmo matérias relacionadas ao ensino de programação nas escolas tem sido discutida com cada vez mais entusiasmo nas associações e comissões que tratam do ensino de computação. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação recomenda que noções de programação sejam ensinadas a partir do ensino básico, argumentando que as habilidades associadas, quando construídas desde cedo, contribuem para o desenvolvimento de raciocínio lógico e resolução de problemas, e ajudam a aumentar o número de profissionais da área e trabalhar o despertar vocacional dos jovens. E os jogos digitais são elementos que vendo sendo muito utilizado para inserção do ensino de programação nas escolas, pois oferecerem momentos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem, sendo atrativos ao aluno e aumentando assim a disposição para aprender. Neste contexto, este trabalho de doutorado propõe: (i) criar uma metodologia de ensino de programação de jogos digitais online que possa ser utilizada em larga em escala; (ii) avaliar o ensino de programação de jogos nas escolas através de videoaulas, tutoriais online, etc.; e (iii) conduzir de estudos empíricos que busquem identificar os benefícios e limitações da metodologia proposta.

PALAVRAS-CHAVE:

ensino de programação, jogos digitais, ensino on-line.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação