Banca de DEFESA: FABIO DE SOUSA LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO DE SOUSA LEAL
DATA: 26/02/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Anfiteatro A - CCET
TÍTULO:

SLA-Based Guidelines for Database Transitioning 


PALAVRAS-CHAVES:

SLA, Database, Migration. 


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

 

Resumo

Engenharia de Software Baseada em Componentes (CBSE) e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) tornaram-se formas populares de se desenvolver software nos últimos anos. Durante o ciclo de vida de um software, vários componentes e serviços podem ser desenvolvidos, evoluídos e substituídos. Em ambientes de produção, a substituição

de componentes essenciais - como os que envolvem bancos de dados - é uma operação delicada, onde várias restrições e stakeholders devem ser considerados.

Service-Level agreement (acordo de nível de serviço - SLA), de acordo com o glossário oficial da ITIL v3 , é “um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. O acordo consiste em um conjunto de restrições mensuráveis que um prestador de serviços deve garantir aos seus clientes.”. Em termos práticos, um SLA é um documento que um prestador de serviço oferece aos seus consumidores garantindo níveis mínimos de qualidade de serviço (QoS).

Este trabalho busca avaliar a utilização de SLAs para guiar o processo de transição de bancos de dados em ambientes de produção. Em particular, propomos um conjunto de guidelines baseados em SLAs para apoiar decisões migrações de bancos de dados rela- cionais (RDBMS) para bancos NoSQL. Nosso trabalho é validado por estudos de caso. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221251 - MARTIN ALEJANDRO MUSICANTE
Interno - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Externo à Instituição - GENOVEVA VARGAS SOLAR - CNRS
Externo à Instituição - PLACIDO ANTONIO DE SOUZA NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2016 09:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao