Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DANIEL MONTEIRO DOS SANTOS PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DANIEL MONTEIRO DOS SANTOS PINHEIRO
DATA: 12/06/2015
HORA: 07:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Algoritmos Experimentais para o Problema Biobjetivo da Árvore Geradora Quadrática em Adjacência de Arestas


PALAVRAS-CHAVES:

Algoritmos Experimentais, Algoritmos exatos, Metaheurísticas, Otimização Multiobjetivo, Árvore Geradora Quadrática em Adjacência de Arestas Biobjetivo.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

O problema da Árvore Geradora Mínima Quadrática (AGMQ) é uma generalização do problema da Árvore Geradora Mínima onde, além dos custos lineares das arestas, custos quadráticos associados a cada par de arestas são considerados. Os custos quadráticos são devidos à custos de interação entre as arestas. No caso das interações ocorrerem somente entre arestas adjacentes, o problema é denominado Árvore Geradora Mínima Quadrática em Adjacência de Arestas (AGMQA). Tanto a AGMQ quanto a AGMQA são NP-difíceis e modelam diversos problemas reais envolvendo projeto de redes de infraestrutura. Os custos lineares e quadráticos são somados nas versões mono-objetivo destes problemas. Frequentemente, aplicações reais lidam com objetivos conflitantes. Nestes casos a consideração dos custos lineares e quadráticos separadamente é mais adequada e a otimização multiobjetivo provê modelos mais realistas. Algoritmos exatos e heurísticos são investigados neste trabalho para a versão biobjetivo da AGMQA. As seguintes técnicas são propostas: backtracking, branch-and-bound, busca local de Pareto, Greedy Randomized Adaptive Search Procedure, Simulated Annealing, NSGAII, MOEA-D, Algoritmo Transgenético, Otimização por Nuvem de Partículas e uma hibridização entre o MOEA-D e o Algoritmo Transgenético. São utilizados indicadores de qualidade Pareto concordantes para comparar os algoritmos em um conjunto de instâncias de bases de dado da literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1201268 - ELIZABETH FERREIRA GOUVEA
Interno - 1149561 - MARCO CESAR GOLDBARG
Externo ao Programa - 2859606 - SILVIA MARIA DINIZ MONTEIRO MAIA
Notícia cadastrada em: 26/05/2015 21:53
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao