Banca de DEFESA: PRISCILLA SUENE DE SANTANA NOGUEIRA

DISCENTE: PRISCILLA SUENE DE SANTANA NOGUEIRA
DATA: 06/02/2015
LOCAL: sala de reuniões DIMAp

Utilizando comitês de classificadores para predição de rendimento escolar

Mineração de Dados Educacionais, Comitês de classificadores, Moodle.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

A mineração de dados educacionais (MDE) é um domínio de aplicação na área de Inteligência artificial que tem sido bastante explorado na atualidade.Os avanços tecnológicos e em especial,a crescente utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem têm permitido a geração de consideráveis quantidades de dados a serem investigados. Dentre as atividades a serem tratadas nesse contexto está a predição de rendimento escolar de estudantes, a qual pode ser realizadaatravés do emprego de técnicas de aprendizado de máquina. Tais técnicas podem ser utilizadas para classificação dos estudantes em rótulos previamente definidos.Uma das estratégiaspara aplicação dessas técnicas consisteem combina-lasnoprojeto de sistemas multiclassificadores, cuja eficiência pode ser comprovada por resultados já alcançados em outros trabalhos realizados em diversas áreas, tais como: medicina, comércio e biometria.Os dados utilizados nos experimentos foram obtidos por meio das interações entre estudantes em um dos mais utilizados ambientes virtuais de aprendizado denominado moodle. Diante desse breve panorama, o presente trabalho apresenta resultados de diversos experimentos que incluem o emprego de sistemas multiclassifcadores específicos,denominados comitês de classificadores, desse modo visando alcançar melhores resultados na predição de rendimento escolar, ou seja, na busca por maiores percentuais de acurácia na classificação dos estudantes;apresentando uma significativa exploração de dados educacionais e análises relevantes advindas desses experimentos.

Presidente - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Externo ao Programa - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - ARAKEN DE MEDEIROS SANTOS - UFERSA