Investigando a compressão da percepção de distância em ambientes virtuais através da comparação entre dispositivos de visualização
Percepção de distância, HMD, my3D, Ambientes Virtuais, Realidade Virtual.
A percepção correta de distâncias é importante para a execução de diversas tarefas interativas, como navegação, seleção e manipulação. É sabido, no entanto, que, em geral, existe uma significativa compressão das distâncias percebidas em ambientes virtuais, prin- cipalmente quando há a utilização de Head Mounted Displays - HMDs. Essa compressão de distância percebida pode trazer à aplicação diversos problemas e até afetar negativa- mente a utilidade de aplicações que dependem desse julgamento correto. A comunidade científica, até o presente, não conseguiu determinar as causas do fenômeno da compressão da percepção de distância em ambientes virtuais. Por esse motivo, foi o objetivo desse trabalho buscar, através de experimentos com usuários, possíveis fatores que pudessem influenciar no surgimento deste problema. Para tal, foi feita uma comparação experimen- tal entre o my3D e o HMD, utilizando 32 participantes, a fim de encontrar pistas sobre as causas da percepção comprimida. Os resultados indicaram que o my3D possui capaci- dades inferiores ao HMD, produzindo estimativas piores, em média, em ambos os casos testados. As causas apontadas para tal foram o estímulo incorreto da visão periférica, o Field-of-view - FoV - inferior e a menor imersão, segundo descrito pelos participantes do experimento.