Banca de DEFESA: LEONARDO DANTAS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO DANTAS DE OLIVEIRA
DATA: 05/06/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Extensões ao Projeto LVWNet: Mobilidade, interação com equipamentos reais, comunicação direta, e registro dinâmico de nós.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes em malha sem fio, IEEE 802.11, LVWNet, Emulação, Wireless, Testbed.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO:

Com o crescimento constante da utilização de redes sem fio em ambientes domésticos, empresariais e até industriais, aparecem novos desafios. A prototipação de novos protocolos nesses ambientes tipicamente é restrita a ambientes de simulação, onde existe a necessidadede uma dupla implementação, uma no ambiente de simulação, onde se realiza uma prova de conceito inicial e outra em um ambiente real. Além disso, uma vez que se parta para ambientes reais, não é trivial a criação de um testbed para redes sem fio de alta densidade, dada a necessidade de uso de vários equipamentos reais, incluindo o uso de atenuadores e redutores de potência para tentar reduzir o espaço físico necessário para criação desses laboratórios. Nessa lacuna, o projeto LVWNet (Linux Virtual Wireless Network) foi inicialmente concebido para criação de testbeds completamente virtuais para redes IEEE 802.11 sobre o sistema operacional Linux. Este trabalho tem como objetivo extender o atual projeto LVWNet adicionando a ele os seguintes recursos: i) a possibilidade de interação com hardwares wireless reais, ii) suporte a mobilidade através do posicionamento dos nós em um ambiente de coordenadas no espaço baseado em metros, já com cálculos de perda decorrente da atenuação em espaço livre, iii) aumento da escalabilidade com a criação de um protocolo próprio quer permita a comunicação entre os nós sem necessidade de um host intermediário, e iv) definição de um protocol de registro de nós que permite a inserção de novos nós em uma rede já em operaçao.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525670 - MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
Interno - 1699087 - AUGUSTO JOSE VENANCIO NETO
Externo à Instituição - FLAVIO DE OLIVEIRA SILVA - UFU
Notícia cadastrada em: 28/05/2014 08:22
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao