Banca de DEFESA: RONILDO PINHEIRO DE ARAUJO MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONILDO PINHEIRO DE ARAUJO MOURA
DATA: 21/02/2014
HORA: 13:00
LOCAL: Sala de Reunioes do DIMAp
TÍTULO:

Algoritmos de Agrupamento Fuzzy Intervalares e Índices de Validação para Agrupamento de Dados Simbólicos do Tipo Intervalo.


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática Intervalar; Agrupamento de Dados; Análise de dados simbólicos; Fuzzy c-Means; Validação de agrupamentos; Distância intervalar.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

A Análise de Dados Simbólicos (SDA) tem como objetivo prover mecanismos de redução de grandes bases de dados para extração do conhecimento e desenvolver métodos que descrevem variáveis do tipo complexas, intervalos ou distribuição de probabilidade. O objetivo desta proposta é estender métodos de agrupamento clássicos para dados sim- bólicos intervalares baseado em medidas de dissimilaridade essencialmente intervalar. A aplicação de distâncias essencialmente intervalar ainda está na fase de amadurecimento e esta trabalho almeja ajudar no amadurecimento dessa abordagem. Este trabalho engloba o paradigma fuzzy para realizar o agrupamento de dados. Os métodos propostos consideram três versões para uma extensão do Fuzzy c-Means e uma do ckMeans. Além disso, é proposto uma abordagem de adaptação para avaliação das partições geradas utilizando índices de validação para variáveis do tipo intervalar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212166 - BENJAMIN RENE CALLEJAS BEDREGAL
Interno - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO
Interno - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS TENORIO DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 09/01/2014 11:24
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao